O Sinpol-PE (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco) anunciou uma greve prevista para começar a partir da meia noite de sexta-feira, 9, apenas um dia antes do carnaval. A associação alega que a corporação estadual está “sucateada” pelo governo de Raquel Lyra (PDT). O TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) emitiu uma determinação para que a ação das forças de segurança não vá em frente.

+ Suvaco da Asa traz carnaval de Pernambuco a Brasília

+ Estudo mostra aumento de tiroteios em ações policiais em Pernambuco

Durante a tarde desta quinta-feira, 8, houve um pronunciamento dos representantes da Sinpol-PE determinando a continuação da greve e convocando uma assembleia geral para as 11h30 da sexta-feira, 9. O pedido da associação é para que haja um diálogo com o governo do estado mediado justamente pelo TJPE, que emitiu a decisão de abstenção das ações de paralisação.

Como justificativa, o Sinpol-PE cita o tema 541 do STF (Supremo Tribunal Federal), que torna obrigatória a participação do Tribunal de Justiça em mediação instaurada por órgãos classistas das carreiras de segurança pública para vocalização dos interesses de tal categoria. “A governadora tem que respeitar a Polícia Civil”, declarou o presidente do sindicato Áureo Cisneiros durante pronunciamento.

O TJPE exigiu a suspensão da greve e, caso a determinação seja descumprida, haverá multa diária de R$ 300 mil ao Sinpol-PE. Durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o sindicato anunciou que recorreu da decisão e que a paralisação ocorrerá a não ser que o governo do estado tome alguma iniciativa durante esta quinta-feira, 8. “Não queremos estragar o carnaval”, cita o presidente da entidade.

“A segurança pública do Estado de Pernambuco está sucateada, as delegacias estão sem estrutura e o policial está desvalorizado”, descreve uma das publicações do sindicato que também divulgou o lema: “Sem diálogo, sem policial no carnaval”. A IstoÉ tentou contato com o governo do estado mas não obteve resposta até o momento. O espaço permanece aberto para manifestação.