A policial civil Ruana Pedrosa Andrade foi punida na terça-feira (6) pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco por publicar nas redes sociais vídeos nos quais aparece com a farda da corporação, distintivo e armas.

@ruanapedrosa Bom dia de já teve APFD #policia #policiafem #policiafeminina #policiacivil #delegacia #policial #trabalho #comedy #karolconka ♬ Mamacita usou meu áudio vou chorar de emoção – Pedro Ferraz

O Governo de Pernambuco divulgou, por meio de uma portaria, que a agente recebeu como pena disciplinar a suspensão por 14 dias devido às suas condutas “ocorridas na repartição”, que negligenciaram o cumprimento dos seus deveres por dar conhecimento ao público de “informações sobre investigações e serviços de interesse policial”.

O secretário Humberto Freire, da SDS, ressaltou no comunicado que Ruanda possivelmente produziu vídeos dentro de “recintos de unidades da Polícia Civil de Pernambuco durante o expediente”.

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) considerou a punição exagerada e afirmou que Ruanda é uma policial exemplar e não comprometeu a corporação ao publicar os vídeos.

“Vamos acompanhar esse caso e podemos até entrar com medidas judiciais para apoiar a policial”, afirmou Rafael Cavalcanti, presidente do Sinpol.