Uma equipe do Guinness World Records visitou a propriedade de Tarcísio Foltz, localizada na cidade de Cafelândia, no Paraná, e constatou que a árvore com 14,55 metros de altura é o “maior pé de mamão do mundo”. O último recorde tinha sido registrado por um mamoeiro de Jhantu Paul, na Índia. As informações são do Globo Rural.

Tarcísio relatou que mediu o tamanho do pé de mamão com a ajuda do amigo Gilberto Franz e um drone. Ele ressaltou que enfrentou algumas dificuldades antes da visita oficial do Guinness.

Segundo Tarcísio, a região enfrentou um período de geadas e isso fez com que a árvore perdesse folhas e frutos. O Guinness estabelece como regra que a planta esteja viva e saudável para receber o título.

O mamoeiro conseguiu se recuperar em quatro meses e recebeu a qualificação de maior do mundo.

A árvore fornece o mamão carica papaya. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o segundo maior produtor dessa fruta e está entre os principais exportadores.

Após receber o título, Tarcísio relatou que estava “muito feliz e tenho muito orgulho de ser recordista pela instituição mais importante no assunto em todo o mundo”. Ele espera que a qualificação ajude a divulgar a cidade de Cafelândia.