PCDF abre inquérito contra Bolsonaro por associar Lula ao regime de Bashar al-Assad

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Ex-presidente Jair Bolsonaro Foto: Ton Molina/STF

A Polícia Civil abriu um novo inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para investigar se ele cometeu crime a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por associá-lo ao regime de Bashar al-Assad.

Por meio de nota enviada à IstoÉ, o Ministério de Justiça e Segurança Pública informou que, em 7 de julho, o ministro Ricardo Lewandowski requisitou ao diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, que fosse instaurado o inquérito policial sobre o episódio. O caso teve origem na 5ª Vara Criminal de Brasília, a partir de uma denúncia, pelo fato de Bolsonaro ter divulgado por meio do WhatsApp uma imagem que vinculava Lula ao ex-ditador sírio, acusado de violações de direitos de pessoas LGBT+.

Em dezembro de 2024, o ex-presidente Bashar al-Assad deixou Damasco, capital da Síria, após quase 25 anos no poder, em uma ofensiva relâmpago que deu início a um período de transição.

Segundo a lei, cabe ao ministro da Justiça solicitar abertura de investigação sobre possíveis crimes contra a honra do presidente da República.

Com a manifestação do Ministério Público do DF de reconhecer a competência da Justiça estadual para investigar o caso, a apuração ficou sob responsabilidade da Polícia Civil de Brasília.