A apresentadora Giovanna Ewbank e o humorista Paulo Vieira usaram as redes sociais nessa terça-feira, 15, para acusar Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV!, de racismo. As críticas surgiram após o empresário publicar, no X (antigo Twitter), um relato em que afirmou ter sido furtado por “um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar”.
A postagem, apagada depois da repercussão negativa, foi considerada racista por diversos usuários e por figuras públicas. Ewbank foi uma das primeiras a se manifestar, afirmando que Marcelo assumiu uma postura discriminatória ao associar o furto à origem racial do suposto autor. Em sua resposta, ela destacou que racismo é crime e criticou o perfil privilegiado de quem costuma fazer esse tipo de comentário.
+Marcelo de Carvalho é acusado de racismo: ‘Sujeito de aparência africana’
+Sócio da RedeTV! é acusado de racismo; veja por que expressão usada é discriminatória
Paulo Vieira também se pronunciou e questionou o fato de Marcelo ocupar uma posição de poder em uma emissora de televisão. Para o humorista, é preocupante que alguém com esse tipo de pensamento esteja à frente de uma concessão pública, responsável por definir parte do conteúdo que chega a milhões de pessoas.
Marcelo de Carvalho ainda comentou publicamente sobre as críticas após deletar o post original. “Quando se diz que uma pessoa foi assaltada e que, infelizmente, mais uma vez o autor era um migrante africano, isso não é discriminação racial ou étnica. É simplesmente a descrição objetiva de um fato, sustentada por dados, ocorrências policiais e testemunhos”, publicou o empresário no X.
Gio eu fui uma das primeiras a postar e tinha pegado leve com o super rico afinal sou pobrinha, mas ainda bem que você existe🤣https://t.co/GkRiIr35RC
— Jaguatirica Top Achadinhos (@JaguatiricaTops) July 16, 2025
O que mais me doeu, dor física, foi ler “obviamente um sujeito de aparência africana que a Europa deixou entrar “ deixou entrar ? A Europa aquela que invadiu, dizimou e escravizou e roubou tudo que pode por onde passou. Obviamente sujeito de aparência africana, meu Deus 😣
— luana ribeiro brito (@luitaribeiro) July 15, 2025