O humorista Paulo Vieira usou as redes sociais no sábado, 7, para criticar o uso de óculos com câmeras para gravar indivíduos sem consentimento. O desabafo ocorreu após o humorista descobrir que foi filmado durante uma conversa informal em um açougue.
Em publicação no X, Paulo relatou o desconforto: “Eu achei que era só uma conversa entre dois seres humanos, mas no fim era a m*rda da produção de conteúdo. Eu me senti meio traído, sabe?”
O humorista usou o espaço para criticar a normalização desse tipo de exposição e sugeriu: “Eu acho que o mínimo é perguntar se pode filmar. Parece que postar qualquer coisa insignificante sobre a sua vida não é mais opcional: se você não fizer, vão fazer por você. O açougueiro com os óculos que filma vai contar pro mundo se você comprou acém ou maminha. Sim, eu tenho 180 anos”, escreveu.
Após internautas comentarem que esses dispositivos costumam emitir uma luz indicativa durante a gravação, Paulo rebateu, afirmando que já existem acessórios que ocultam esse sinal: “Já tão vendendo o adaptador que esconde a luzinha que mostra que tá filmando”, argumentou.
— paulo vieira (@PauloVieiraReal) February 7, 2026