Paulo Cavalcante Muzy, 43 anos, filho de um Físico e uma artista plástica formada em Ciências Sociais e psicologia, nasceu em São Carlos-SP e cresceu em Marília-SP. Casado com Roberta Carbonari Muzy, que conhece desde os 13 anos de idade e com quem tem duas filhas, considera o casamento sua maior conquista.

É médico formado há 17 anos, pela UNIFESP, serviu o Exército Brasileiro como Tenente Médico, depois especializou-se em ortopedia e traumatologia. Também é especialista em Medicina Esportiva pela SBMEE e tem ainda 5 pós-graduações nas áreas em que a medicina tem interface com o desempenho esportivo. Atualmente busca desafio na Cirurgia Robótica dentro da Traumatologia Esportiva.

Paulo Muzy, sem o prefixo Dr como prefere ser chamado, é uma das referências profissionais de nível mundial quando o assunto é desenvolvimento muscular e desempenho esportivo e tem impactado a vida das pessoas através do seu trabalho. “Meu objetivo é oferecer as pessoas um físico para suas vidas em vez de limitar a vida delas para um físico. Que elas possam ter mais qualidade de vida e saúde”, externou.

Paulo Muzy coordena a equipe de Medicina Esportiva e Traumatologia Esportiva da Clı́nica Muzy, enquanto sua esposa, Roberta Muzy é responsável técnica pela equipe de profissionais que cuidam da área de Transtornos Alimentares e CEO da clínica. A equipe de Muzy conta com 5 médicos (ele incluso), 6 nutricionistas, 1 fisioterapeuta,2 psicólogos, endocrinologista, gastro, pediatra, dermatologista,um time de 27 profissionais de educação física.Sua equipe vai além do perímetro da clínica, tendo profissionais de confiança em praticamente todos estados do Brasil e alguns países da América latina, América do Norte, Europa e Japão.

Dr. Paulo Muzy tem se destacado nas redes sociais por transmitir conteúdo sobre saúde, treinos, dieta e desmistificar alguns tabus

“Meu objetivo numa atualidade digital onde narrativas e aparências são usadas para conquistar, vender ou descartar, é de manter um nível de informação baseado em evidências, buscando amenizar os efeitos da disseminação de modismos cujo propósito é somente financeiro e estilos de vida inexistentes ou insustentáveis”, falou.

Sentado na sua bicicleta enquanto faz 1 hora de exercício aeróbio, diariamente conversa com seu público virtual, que só no Instagram são mais de 6,5 milhões de seguidores, onde aborda a importância de as pessoas cuidarem de sua saúde e influenciarem outras a buscarem uma vida mais saudável.

“Na época da pandemia, a partir do contato com meus seguidores, percebi que havia um desânimo generalizado entre os alunos de medicina e organizei um curso gratuito chamado Interligas que acabou atingindo mais de 16 mil alunos no Brasil e no mundo”, disse. Ao perceber, que havia o mesmo fenômeno em outras profissões da área da saúde, iniciou um trabalho também para Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Farmacologia.

Hoje, o Interligas abrange 7 cursos e conta com mais de 80 mil inscritos que toda quinta-feira à noite recebem aulas sobre temas específicos da atualidade como forma de aproximar alunos de seu exercício profissional e mantê-los motivados ao estudo e ao trabalho.

Para conhecer mais a história desse médico/atleta que inspira pessoas através do seu trabalho acompanhe-o nas redes sociais: @paulomuzy

Jornalista Daniela Duarte