Um grupo foi preso pela Polícia Civil do Rio de Janeiro acusado de realizar golpes com cartões de crédito. Thais Taina Gama Byns, o namorado, Richard Bruno Costa, o irmão dele, Gabriel Fernando Costa de Jesus, e o amigo Jorge Felipe Ferreira da Silva, foram presos em Copacabana e autuados em flagrante por organização criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, eles compravam produtos em lojas físicas e depois pediam estorno dos valores para as operadoras dos cartões afirmando que não reconheciam as compras realizadas. Com os golpes, o grupo adquiriu iPhones, laptops, caixas de som e outros equipamentos eletrônicos que foram revendidos por preços inferiores aos praticados no mercado.

Nas redes sociais, os suspeitos ostentavam com fotos de viagens, carros importados e passeios de lancha. Conforme o delegado Felipe Santoro, titular da Delegacia de Ipanema, o grupo chegou a movimentar R$ 18 mil no período de uma semana.

“Acreditamos que eles tenham aplicado o golpe em pelo menos três lojas”, explicou o delegado ao Uol. O grupo foi localizado após a corporação obter informações de que um grupo de paulistas estava praticando golpes na região.

Segundo os agentes, o carro deles, um Onix prata, avançou o sinal vermelho e invadiu a faixa exclusiva de ônibus. O veículo foi abordado e dentro os policiais encontraram máquinas de cartões de crédito e débito, celulares ainda na caixa e um laptop. Ao ser questionado sobre a utilidade das maquininhas, o motorista apresentou nervosismo e não soube explicar.

Ainda de acordo com a polícia, Richard, Thais e Jorge Felipe “já figuravam como envolvidos no crime de estelionato em São Paulo”. Na delegacia, Richard assumiu a autoria dos crimes e inocentou os demais. A Polícia Civil continua investigando o caso e o grupo deve passar por audiência de custódia. A defesa dos acusado foi procurada pelo Uol, mas não foi localizada até o momento.