Paulistão 2026: Santos e Corinthians miram pelotão de frente em clássico na Vila

Duelo entre alvinegros será disputado nesta quinta-feira, 22 de janeiro, na Baixada Santista

Montagem IstoÉ: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians e Raul Baretta/Santos
Foto: Montagem IstoÉ: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians e Raul Baretta/Santos

O Corinthians mede forças com o Santos nesta quinta-feira, às 19h30, na Vila Belmiro, em clássico válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Ainda sem alguns de seus principais jogadores, a dupla chega à metade da primeira fase do Estadual tentando embalar e se estabelecer no pelotão de frente da zona de classificação para as quartas de final.

Os rivais mantêm campanha praticamente idêntica no Paulistão. São uma vitória, um empate e uma derrota para cada lado. Ambos têm quatro pontos, mas o Corinthians aparece na frente por causa do critério de desempate (sete gols marcados contra 3). O Santos vem logo atrás.

A importância de acumular pontos no início da competição se dá pelo fato de que a partir da próxima semana as equipes terão de dividir a atenção dos Estaduais com o Brasileirão. No domingo, o Santos joga contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão, mesmo dia em que o Corinthians duela com o Velo Clube, fora de casa. Na quarta-feira, os santistas encaram a Chapecoense, em Santa Catarina, e a equipe corintiana recebe o Bahia, na Vila Belmiro.

Ainda não será desta vez que o torcedor verá os camisas 10 de ambos os times em campo. Pelo lado do Corinthians, Memphis Depay retornou aos treinamentos com os companheiros somente nesta quarta-feira. Ele perdeu os primeiros dias de pré-temporada para tratar um edema ósseo no joelho direito.

“Continuamos buscando uma opção que se encaixe, aquele que der uma resposta mais positiva vai ter mais oportunidades. Temos que encontrar dentro do nosso grupo uma opção imediata”, comentou o técnico Dorival Júnior.

Já pelo lado do Santos, Neymar entrou na fase final de recuperação da cirurgia no menisco do joelho esquerdo, mas só deve voltar aos gramados no início de fevereiro. O craque tem realizado trabalhos de fisioterapia e academia tanto em casa quanto no CT Rei Pelé para acelerar a recuperação.

Além de Neymar, o técnico Juan Pablo Vojvoda ainda não sabe se poderá contar com Gabigol, que está com uma tendinite no joelho. “Está fazendo o melhor com o departamento médico, levando de pouco, para contar com ele. Vamos cuidar de cada um dos jogadores para que respondam 100%. Vamos trabalhar para que chegue bem no clássico”, disse o treinador, em coletiva de imprensa.

Este será o segundo clássico que o Corinthians joga em sequência no Paulistão. Na rodada anterior, o time de Dorival empatou por 1 a 1 com o São Paulo, na Neo Química Arena, garantindo a igualdade no placar nos acréscimos. O Santos passou por situação parecida, mas de maneira inversa: deixou a vitória escapar nos minutos finais e ficou na igualdade com o Guarani, em Campinas, pelo mesmo placar.

Provávei escalações

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Escobar (Vini Lira); Willian Arão, Zé Rafael (Gabriel Menino) e Rollheiser; Barreal, Gabigol e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, André, Breno Bidon e Carrillo; Yuri Alberto e Kayke. Técnico: Dorival Júnior.

Onde assistir?

A partida entre Santos e Corinthians será transmitida pela Record TV, HBO Max e CazéTV.