ALERTA GATILHO: Este texto trará relatos de violência doméstica, abuso infantil e trauma parental, podendo gerar gatilho em quem tenha passado por situações semelhantes ou ainda esteja neste cenário. Caso você se identifique, procure ajuda. Disque 18o.

Patrick Stewart, de 84 anos, deu um depoimento emocionante sobre sua infância em um lar violento, durante participação na série documental “Her Majesty: Behind Closed Doors” (“Sua Majestade: Por Trás das Portas”, em tradução livre).

O ator, famoso por seus trabalhos em “X-Men”, como o Professor Charles Xavier, e “Star Trek”, como o Capitão Jean-Luc Picard, foi criado por um pai abusivo, que batia em sua mãe.

Durante relato, ele contou na produção que seu pai era um veterano da Segunda Guerra Mundial extremamente violento. “A guerra terminou em 1945, então quando meu pai chegou em casa, eu tinha seis anos, e foi horrível. A gritaria era muito alta, porque ele tinha uma voz muito alta. Eu gritava para o meu pai parar quando ele batia na minha mãe e batia nela de novo e de novo”, iniciou.

+ ‘Tenho a consciência que sofri abuso’, desabafa Angélica no programa ’50 & Uns’

“Meu irmão e eu nos tornamos especialistas em entender para onde a gritaria estava indo, o que aconteceria, e sempre sabíamos o momento em que a violência começaria. Então, assim, nós abríamos a porta e entrávamos no quarto, e meu irmão, Trevor, que era mais alto do que eu, se colocava entre meu pai e minha mãe para que ele não pudesse alcançá-la e ela gritava, ‘não, não, não, por favor. Você não precisa me proteger’”.

Ainda assim, a mãe dele nunca cogitou o divórcio e ele passou anos sem nunca ter falado sobre seu sofrimento em público, mas buscou ajuda em sessões de terapia.

“Eu guardei tudo isso para mim. Ficou guardado dentro de mim, eu me sentia envergonhado e também, obviamente, responsável”, completou.