Patrícia Poeta pode deixar a Globo após destratar Manoel Soares? Especialista explica

'Não se entra duas vezes no mesmo rio', diz Manoel Soares sobre voltar a trabalhar com Patrícia Poeta Foto: Reprodução/Instagram

Patrícia Poeta está no olho do furação após destratar Manoel Soares, que divide a apresentação do programa ‘Encontro’, da TV Globo, com ela. Na segunda-feira (3), a apresentadora interrompeu, de forma mal-educada, o colega de trabalho. A atitude de Poeta gerou muitas críticas por parte dos telespectadores e internautas, que detonaram a jornalista nas redes sociais e saíram em defesa de Manoel Soares.

+Além de Patrícia Poeta e Manoel Soares: Veja outros famosos que se odeiam

+Saiba quem é Amauri Soares, chefão da Globo e ex-marido de Patrícia Poeta

Patrícia Poeta pode deixar a Globo após destratar Manoel Soares ?

IstoÉ Gente conversou com Higor Gonçalves, jornalista especializado em gestão estratégica de imagem, que fez uma análise e explicou se Poeta, que está com sua imagem arranhada pela forma que tratou Manoel Soares, pode ser desligada da TV Globo após o ocorrido. Confira!

“Para entender os motivos que levam uma parcela do público a criticar a apresentadora é preciso considerar o contexto da reestreia do programa, em julho de 2022. Na época, houve falhas de comunicação durante a campanha de divulgação da nova fase do ‘Encontro’. O público foi levado a acreditar que, assim como acontecia até então no ‘É de Casa’, a Patrícia Poeta e o Manoel Soares iriam dividir o comando da nova versão do programa. Não ficou claro que ela seria a apresentadora titular, ele o coapresentador, e que o programa teria o nome e sobrenome dela no subtítulo”, começa Gonçalves.

“As falhas de comunicação poderiam ter sido superadas se a dupla tivesse mostrado entrosamento ao longo do tempo. Passado quase um ano desde a reestreia, isso não ocorreu. Tampouco vai acontecer. A Patrícia Poeta e o Manoel Soares são profissionais talentosos, experientes e competentes, mas, juntos, não têm afinidade. Não há química, sintonia, entre eles. Seria mais adequado, por parte da emissora, separá-los em projetos diferentes, até para preservar as imagens de ambos. Certamente, haverão novas críticas, especulações, no entanto é o mais apropriado a ser feito”.

“Falando em imagem, os constrangimentos frequentes derivados da falta de sintonia entre os apresentadores, a curto e médio prazos, podem comprometer ainda mais as reputações de ambos. Mais uma razão para desassociá-los. A Patrícia Poeta e o Manoel Soares são ótimos comunicadores, não precisam disputar o protagonismo. Podem seguir suas carreiras por caminhos e em projetos diferentes”, explica.

“Em relação à campanha de cancelamento nas mídias sociais, é pouco provável que tenha algum efeito. São baixas as chances de os anunciantes pressionarem a emissora, sinalizando a retirada dos seus patrocínios do programa. O motivo? A polêmica da vez não remete à questões de ordem moral, envolvendo, por exemplo, apologia a assuntos espinhosos e temas indefensáveis. Os patrocinadores buscam duas coisas: anunciar os seus produtos a um público com potencial para consumi-los, e associar as suas marcas a projetos e pessoas que transmitam carisma, confiança e credibilidade. Levando em consideração os índices de audiência, tanto o programa quanto a sua apresentadora titular foram aceitos pelo público. Ou, por parte considerável dele”, finalizou o especialista.

Futuro de Patrícia Poeta e Manoel Soares na Globo

Segundo informações do programa ‘Fofocalizando’, do SBT, os apresentadores vão se reunir em uma reunião com a cúpula da Globo que deve decidir o que será feito com a atração.

Já o ‘A Tarde é Sua’, comandado por Sonia Abrão na RedeTV!, garante que uma primeira conversa já foi realizada E a TV Globo teria levantado a possibilidade de manter Manoel só até junho – depois, ele deixaria o ‘Encontro’ rumo a um novo projeto, deixando o matinal só para Patrícia.