Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que o pastor Ailton Junior, líder da Assembleia de Deus, em Caruaru, Pernambuco, proíbe jovens de fazerem “coração de Dorama” (séries de TV asiáticas que se tornaram populares nos últimos anos).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rádio 92.3 FM (@92naweb)

A declaração do religioso ocorreu no dia 28 de janeiro durante o 22° Congresso de Adolescentes. O vídeo conta com mais de milhões de visualizações e diversos comentários reprovando a fala do pastor.

“Não façam mais o coração de Dorama nos púlpitos da igreja para tirar fotos. Vocês sabem o que é dorama? Quem aqui sabe o que é Dorama? Defesa da androginia! Não há definição de macho, nem fêmea. E todo mundo fazendo o sinal de Dorama porque são ignorantes”, disse.

No vídeo, divulgado no X (antigo Twitter), é possível ver que diversos jovens ficaram incomodados com a declaração do religioso, que acrescentou: “Quando você assiste Domaras e outras séries da TV, de morte, de ‘vampiragem’, e de tantas desgraças que há, você está se acostumando com a forma como o diabo age”.

O que são Doramas?

A origem do termo “Dorama” vem do japonês, pois eles não conseguem pronunciar o encontro consonatal (quando duas consoantes aparecem juntas) da palavra “Drama” e acrescentaram a letra “o”, virando “Dorama”.

A ABL (Academia Brasileira de Letras) incluiu, em 2023, a palavra “Dorama” no seu vocabulário, referindo-se às séries asiáticas que se popularizaram no Brasil e conquistaram uma legião de fãs.

“Dorama: substantivo masculino. Obra audiovisual de ficção em formato de série, produzida no leste e sudeste da Ásia, de gêneros e temas diversos, em geral com elenco local e no idioma do país de origem”, define a ABL.