Pastor brasileiro da Universal teria sido barrado na Angola ao tentar fugir do país

Reprodução
Bispo Honorilton Gonçalves Foto: Reprodução

As autoridade migratórias da Angola teriam impedido uma fuga do bispo Honorilton Gonçalves para o Brasil na última segunda-feira (31), conforme apuração do UOL.

O líder religioso da Igreja Universal do Reino de Deus atua no país, no qual, no último mês, foram fechados sete templos da igreja por suspeita de fraudes e outros crimes.

Além disso, há um processo-crime contra pastores angolanos e brasileiros em andamento na justiça angolana.

Questionada, a assessoria da igreja negou que o bispo teria tentado fugir e que a informação é uma tentativa de tentar manchar a imagem da IURD.

Honorilton teria tentado sair do país em um voo humanitário da Transportadora Aérea Angolana (TAAG) com a ajuda de sua esposa.

Sobre a suposta tentativa, a responsável de comunicação da IURD, Ivone Teixeira, se disse consternada pela forma como tem sido tratado todo o processo e informa que o religioso estava em casa no momento do referido embarque, assim como não tinha e nunca teve sequer bilhete em seu nome para se ausentar do país.

Com presença em mais de 100 países do mundo, a Igreja Universal tem se deparado com problemas em Angola. Autoridades brasileiras e angolanas da entidade tem divergido em vários aspectos. Em 2019, 300 bispos angolanos se afastaram da liderança brasileira sob acusação de sonegação fiscal. Com isso, um processo contra a igreja foi aberto pela Procuradoria-Geral de Angola.