A preocupação estética segue em constante ascensão, entretanto, esse princípio não deve dispensar o alinhamento à saúde. Nesse quesito, é imprescindível buscar sempre opções que tratam os dois fatores, como produtos de skincare de alta performance — mas isso não significa ser necessário ter inúmeras opções à disposição.

+ Principais cuidados com a pele negra no verão

+ Receitas caseiras para tratar acne são eficazes?

Seguindo a filosofia de skinimalismo, é possível manter a pele bonita e saudável em poucos passos. O dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica o termo: “Trata-se da ideia de que os cuidados com a pele estão diretamente ligados à escolha de dermocosméticos versáteis, com tecnologias e ativos multifuncionais”.

Para ajudar aquelas que têm dúvidas sobre o conceito, o especialista destaca os três passos que compõe o skinimalismo; veja a seguir:

1º passo: Higienização

A higienização adequada da pele é o principal pilar. O hábito promove a remoção de resíduos e impurezas que se acumulam ao longo do dia e até mesmo durante a noite.

Para isso, a indicação é usar (pela manhã e antes de dormir) um sabonete facial de acordo com o seu tipo de pele. Vale escolher opções com ativos como vitaminas C e E, que garantem ação antioxidante e favorecem a maciez e luminosidade da pele.

2º passo: Hidratação

A hidratação é fundamental para o viço e, ainda, para amenizar e prevenir os sinais do envelhecimento precoce. Em pessoas de pele oleosa, o passo pode, inclusive, diminuir a produção de sebo.

Escolha um hidratante adequado para o seu tipo de pele, se possível com fórmula rica em ativos de ação antioxidante, como vitamina C e ácido hialurônico para potencializar o resultado.

3º passo: Fotoproteção

Por fim, não menos importante: o protetor solar. Faça chuva ou sol, em casa ou na rua, o filtro solar de alta proteção é indispensável para a saúde e qualidade da pele.

Nessa etapa, vale optar por formulações com vitamina E e ácido hialurônico. Tais componentes adicionados ao protetor poderão prevenir os danos da incidência solar, enquanto hidrata e preenche rugas e linhas de expressão, evitando o estresse oxidativos da pele.

Apesar da simplicidade do conceito, Alessandro pontua a importância de consultar um dermatologista para as devidas indicações.