Keir Starmer será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, já que seu Partido Trabalhista deverá conquistar uma maioria esmagadora na eleição parlamentar desta quinta-feira, segundo uma pesquisa de boca de urna, enquanto os conservadores do atual premiê, Rishi Sunak, deverão sofrer perdas históricas.

A pesquisa mostrou que os trabalhistas conquistarão 410 cadeiras no Parlamento de 650 lugares, pondo fim a 14 anos de governo liderado pelos conservadores.

A previsão é de que o partido de Sunak conquistará apenas 131 cadeiras, ante as 346 que tinha quando o Parlamento foi dissolvido, já que os eleitores estavam punindo os conservadores por uma crise de custo de vida e anos de instabilidade e brigas internas, que resultaram em cinco primeiros-ministros diferentes desde 2016.

Nas últimas seis eleições nacionais, apenas uma pesquisa de boca de urna errou o resultado — em 2015, quando a pesquisa previu um Parlamento indefinido quando, na verdade, os conservadores obtiveram a maioria. Os resultados oficiais serão divulgados nas próximas horas.