BRUXELAS, 31 OUT (ANSA) – O partido progressista D66 de Rob Jetten venceu as eleições na Holanda, informou nesta sexta-feira (31) o serviço eleitoral da agência ANP. Com isso, o político centrista pró-europeu poderá se tornar o mais jovem premiê do país e o primeiro abertamente gay da nação.
Faltando apenas contabilizar as cédulas postais do exterior, Jetten, de 38 anos, já detém uma vantagem mínima de ao menos 15,1 mil votos, excluindo a possibilidade do Partido da Liberdade (PVV), do líder de extrema-direita Geert Wilders, vencer.
A estimativa é que os resultados oficiais sejam anunciados a partir de segunda-feira (3).
Durante a apuração realizada na quinta-feira (30), o D66 e o PVV chegaram a estar empatados tecnicamente em dado momento, mantendo o suspense sobre qual dos dois partidos conseguiria obter a maioria das 150 cadeiras no Parlamento holandês.
Ontem, Jetten reconheceu que a formação de um novo governo não será simples, mas insistiu na necessidade de dar rapidamente ao país “uma administração estável”, com uma aliança em que “os partidos não olhem somente a seus apoiadores”.
“É um momento muito emocionante e aguardamos para ver os resultados finais”, acrescentou o líder do D66. (ANSA).