Partido pró-democracia mais antigo de Hong Kong anuncia sua dissolução

Decisão ocorre após a China ter intensificado o controle sobre Hong Kong, após os violentos protestos pró-democracia de 2019.

Hong Kong

O partido pró-democracia mais antigo de Hong Kong, fundado em 1994, anunciou sua dissolução neste domingo, 14, após seu congresso anual.

“Anunciamos oficialmente a dissolução e o encerramento” das atividades do Partido Democrático, declarou seu presidente, Lo Kin-hei, em uma coletiva de imprensa.

“Como grupo, acredito que podemos concluir que as atividades do Partido Democrático terminarão hoje”, disse Lo, presidente do partido que já foi a força de oposição mais sólida da cidade.

O Partido Democrático foi criado no final do domínio colonial britânico em Hong Kong, quando os principais grupos liberais do território se uniram.

+De volta para a meta, inflação de 2025 deve ser a menor em 6 anos; entenda

+De Pinochet a Kast: como extrema direita chegou à política institucional do Chile

“Somos profundamente gratos a todos os cidadãos que apoiaram o Partido Democrático nos últimos 30 anos”, declarou seu líder.

Nos últimos anos, o governo de Pequim intensificou o controle sobre Hong Kong, especialmente após os protestos pró-democracia massivos e por vezes violentos de 2019.

Após a imposição de uma lei de segurança nacional, a oposição foi severamente enfraquecida e muitos ativistas pró-democracia estão agora presos ou exilados.