Partido do presidente da África do Sul vence eleições gerais

CAIRO, 10 MAI (ANSA) – O Congresso Nacional Africano (CNA) venceu as eleições gerais na África do Sul com cerca de 57,73% dos votos e garantiu a permanência do atual presidente Cyril Ramaphosa no cargo. Com 95,11% das urnas apuradas, o CNA obteve maioria absoluta no pleito, mas com um resultado inferior ao registrado em 2014, quando a legenda somou 62,15% de apoio. Liderado por Mmusi Maimane, o principal partido da oposição, a Aliança Democrática (AD), se consolidou como o segundo maior do país, garantindo 23% dos votos, quase o mesmo número obtido em 2014. Por sua vez, a extrema esquerda melhorou sua posição, com os Lutadores pela Liberdade Econômica (EFF), de Julius Malema, e somou 10,51% dos votos.   

Com isso, os resultados desta eleição são os piores para o CNA desde o fim do sistema segregacionista do apartheid em 1994.   

Segundo analistas, a queda no número de votos está relacionada à desilusão provocada pelos escândalos de corrupção e persistentes desigualdades socioeconômicas registrados no país. (ANSA)