O partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, designou nesta segunda-feira um advogado da comunidade dos intocáveis como seu candidato à presidência da Índia.

Ram Nath Kovind, um advogado de 71 anos que cumpriu dois mandatos na câmara alta do Parlamento, é favorito para suceder Pranab Mukherjee, que deixa este posto honorário no próximo mês.

Se chegar ao cargo, seria o segundo presidente intocável da Índia, após K R Narayanan (1997-2002).

A oposição liderada pelo Partido do Congresso deve se reunir na quinta-feira para decidir se apoia a candidatura ou se apresenta seu próprio candidato. No segundo caso, um colégio eleitoral formado pelo Parlamento nacional e as câmaras legislativas dos diferentes estados da Índia decide mediante votação.

Mesmo neste cenário, Kovind, atualmente governador de Bihar, mas desconhecido no cenário nacional, tem muitas chances de ser eleito. Muitos partidos regionais prometeram o seu apoio à coalizão de governo, liderada pelo Bharatiya Janata Party (BJP) de Narendra Modi.

“Tenho certeza de que Shri Ram Nath Kovind será um presidente excepcional e continuará a ser um defensor dos pobres, dos oprimidos e marginalizados”, tuitou o líder nacionalista hindu.

As castas superiores constituem tradicionalmente a base eleitoral do BJP, mas para aumentar seus eleitores, os nacionalistas hindus procuram atrair a comunidade intocável, social e economicamente marginalizada por ser considerada fora do sistema de castas e, portanto, inferior a elas.

Os intocáveis, ou dalits, que representam 17% da população indiana, organizaram grandes manifestações no ano passado, depois que membros de sua comunidade foram espancados por milícias de defesa das vacas sagradas ou pessoas de castas superiores. abh/cc/acc/age/mr