A Rússia “trabalha constantemente no aperfeiçoamento” de sua luta antidoping e tem participação “certa” nos próximos Jogos Olímpicos, garantiu nesta quarta-feira o presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdniakov.

“Trabalhamos constantemente no aperfeiçoamento da cultura antidoping no país”, declarou o dirigente em coletiva de imprensa, apos apresentar o programa de preparação dos atletas russos para os Jogos de Inverno-2022 de Pequim.

“Tenho certeza que todas nossas iniciativas em relação a esse tema vão permitir que nossos atletas participem plenamente dos próximos Jogos”, completou.

Os próximos Jogos Olímpicos de verão acontecerão em Tóquio, em 2020.

A Rússia foi obrigada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a participar dos Jogos Olímpicos de inverno-2018 de PyeongChang sob bandeira neutra, uma resposta ao escândalo de doping institucional no país, concretizado pela manipulação de exames antidoping durante os Jogos de Sochi-2014. A Rússia foi reintegrada pelo COI três dias depois da cerimônia de encerramento de PyeongChang.

Estas declarações surgem num momento em que uma delegação da Agência Mundial Antidoping (Wada) se encontra em Moscou desde segunda-feira (10) para realizar uma auditoria da agência russa antidoping (Rusada).

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A Wada retirou a suspensão da Rusada em 20 de setembro, mas exigiu que Moscou lhe dê acesso, antes de 31 de dezembro, aos dados dos exames realizados na época do doping institucional (2011-2015) no país. A Wada ameaça colocar em prática novas sanções caso o pedido não for aceito. Na teoria, isso poderia levar a uma suspensão da Rússia nos Jogos Olímpicos.

 

nk-tbm/mp/am

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias