CIDADE DO VATICANO, 9 SET (ANSA) – Após o papa Leão XIV ter revelado que não teve mais notícias do padre Gabriel Romanelli, pároco da única paróquia católica da Faixa de Gaza, o religioso argentino confirmou que está bem e disse que conversou com o pontífice americano.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) pediram que todos os moradores deixem a Cidade de Gaza, maior centro urbano do enclave e que abriga por volta de 1 milhão de pessoas.
Romanelli, por sua vez, deu a entender que ficaria na igreja apesar das ofensivas na região.
“Muitos de vocês nos perguntam como estamos e qual é a situação, dadas as notícias e os ataques terríveis que chegaram.
Estamos bem, ainda estamos na paróquia”, disse o pároco em sua atualização diária no YouTube.
Romanelli acrescentou que está fazendo “com grande simplicidade” o que foi “expresso na declaração conjunta do Patriarca Latino de Jerusalém e do Patriarca Grego Ortodoxo”, ou seja, que permanecerão na paróquia de Gaza para estarem perto dos mais vulneráveis.
“Quanto mais escuras as nuvens…mais Deus, paradoxal e misteriosamente, como só Ele sabe, fará o bem. Quanto mais escura a noite, mais sabemos também que a aurora vai raiar a qualquer momento”, afirmou.
O religioso disse que “ainda há pessoas sofrendo coisas indizíveis”. “Cabe a nós servir em tudo, amar e servir a Deus e ao próximo, e fazer isso com serenidade, simplicidade, humildade e caridade”, complementou.
Já em relação ao contato que manteve com Leão XIV, Romanelli explicou que a comunidade estava ocupada celebrando uma missa quando Robert Francis Prevost tentou contatá-los.
“Hoje, o Santo Padre, papa Leão XIV, comunicou-se conosco.
Perguntou como estamos e qual é a situação. Enviou-nos a sua bênção e reza por nós e pela paz”, finalizou. (ANSA).