Recém promovido a Serie A italiana, o tradicional Parma vai iniciar a competição com cinco pontos de penalização por conta das suspeitas de manipular o resultado de um jogo, anunciou nesta segunda-feira a federação italiana da futebol (FIGC).

Na última partida da temporada 2017/2018 na Serie B, o Parma garantiu a segunda colocação para voltar à elite do futebol do país ao vencer o Spezia por 2 a 0, o que permitiu superar na classificação o Frosinone, que empatou com o Foggia (2-2).

Apenas três anos depois da falência que levou o clube para a Serie D, o Parma conquistou retorno à primeira divisão com uma promoção por ano.

Mas o retorno está manchado por mensagens enviadas pelo atacante Emmanuele Calaio antes do jogo decisivo, pedindo para um ex-companheiro do Spezia ‘tirar o pé (do acelerador)’.

Os torcedores do La Spezia iniciaram uma revolta após a partida, especialmente contra Alberto Gilardino, ex-jogador da seleção italiana e do Parma e que perdeu pênalti quando sua equipe perdia por 1 a 0.

“O tribunal considera provado que Calaio, enviando as mensagens em questão (…), tentou cometer um ato ilegal”, indicou o comunicado da FIGC.

O Parma anunciou ter “assumido com grande amargura” esta decisão e afirmou que vai apresentar recurso ante a Corte Federal de Apelação da Federação italiana.

Fundado em 1913, o Parma viveu sua época dourada nos anos 1990, quando conquistou duas Copas da Uefa (1995 e 1999) e uma Recopa (1993).

ljm/fcc/am/age/fa