Parlamento turco ratifica adesão da Finlândia à Otan, mas a da Suécia segue em espera

Parlamento turco ratifica adesão da Finlândia à Otan, mas a da Suécia segue em espera

ANCARA (Reuters) – O Parlamento da Turquia aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que autoriza o ingresso da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), abrindo caminho para Helsinque se juntar ao pacto de defesa ocidental.

O Parlamento turco foi o último entre os 30 membros da aliança a ratificar a filiação da Finlândia, após o Legislativo da Hungria aprovar projeto de lei semelhante no início desta semana.

O presidente Tayyip Erdogan disse no início de março que a Finlândia garantiu a bênção da Turquia depois de tomar medidas concretas para manter o compromisso de reprimir grupos vistos por Ancara como terroristas e liberar as exportações de defesa.

A Finlândia e a Suécia pediram para se juntar à aliança militar transatlântica no ano passado, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Mas o processo estava em modo de espera na Turquia e na Hungria. Os parlamentos de todos os membros da Otan devem ratificar os países recém-chegados.

A Turquia ainda está adiando a aprovação da proposta de adesão à Otan da Suécia, que segundo Ancara não teria ido longe o suficiente na repressão a pessoas que a Turquia considera terroristas. Os três países firmaram um pacto sobre o tema no ano passado.

A comissão de relações exteriores do Parlamento turco já havia aprovado por unanimidade o projeto de lei da Finlândia na semana passada. O processo legislativo turco ocorria enquanto se preparava para as eleições parlamentares e presidencial de 14 de maio.

A adesão da Finlândia representaria a primeira expansão desde que a Macedônia do Norte se juntou à aliança em 2020.

(Reportagem de Ezgi Erkoyun e Mert Ozkan)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2T152-VIEWIMAGE