Parlamento alemão aprova barateamento de transporte público por 3 meses
O Parlamento da Alemanha deu o aval final nesta sexta-feira, 20, para um plano que permitirá o uso do transporte público local pelo país por apenas 9 euros ao mês (US$ 9,50), nos três meses do verão no Hemisfério Norte. O governo também planeja um corte de três meses em impostos sobre combustíveis.
A Câmara Alta do Parlamento (Bundesrat), que representa os 16 governos estaduais, avaliou o plano para o transporte público, parte de um pacote mais amplo de medidas para lidar com os preços mais altos de energia para os consumidores, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Os preços mais baixos, válidos para trens e ônibus regionais pela Alemanha, valerão em junho, julho e agosto. Houve divergências entre os governos federal e estaduais sobre o financiamento e não estava claro se o subsídio de 2,5 bilhões de euros de Berlim seria avalizado de imediato, com alguns Estados considerando a iniciativa inadequada.
Autoridades do governo federal esperam que, além de reduzir custos para viajantes frequentes, os tíquetes incentivarão mais pessoas a usar o transporte público. Já sindicatos de ferroviários e outros temem que isso levará a trens superlotados, provocando atrasos e reclamações.
O corte no imposto sobre combustível também valerá pelos mesmos três meses, reduzindo em quase 30 centavos de euro o litro da gasolina e em mais de 14 centavos o do diesel.
Economistas têm advertido que o subsídio aos combustíveis poderia reduzir a chance de que as pessoas optem por formas mais limpas de transporte.
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua