Parlamentares italianos discutem cooperação climática na COP30

ROMA, 16 NOV (ANSA) – Uma delegação de parlamentares italianos, liderada por Angelo Bonelli e Chiara Braga, se reuniu em Belém, no Pará, com representantes do Ministério do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, envolvidos nas discussões técnico-científicas das negociações climáticas.   

O encontro na COP30 contou também com a presença de outros funcionários da pasta que atuam na cooperação bilateral e multilateral em questões ambientais, climáticas e energéticas.   

De acordo com um comunicado, o governo italiano afirmou que está colaborando ativamente nessas áreas com diversos parceiros internacionais, fortalecendo a posição de Roma nas estratégias globais.   

Durante a reunião, foi apresentado o andamento das negociações, bem como as principais iniciativas promovidas pela Itália, incluindo projetos de pesquisa e desenvolvimento em energia limpa, programas de capacitação e treinamento para países emergentes e atividades de apoio técnico à implementação dos compromissos assumidos no Acordo de Paris.   

Os representantes do ministério italiano também mostraram aos parlamentares os eventos e iniciativas em andamento em Belém.   

Paralelamente, as consultas entre a presidência brasileira e outros países na COP30 não resolveram as posições ainda conflitantes sobre três questões: ambição climática, financiamento e barreiras comerciais.   

“Os riscos são muito altos para permitir que táticas processuais ou discussões paralisadas impeçam o progresso”, alertou o presidente da conferência, André Correa do Lago, reconhecendo o progresso limitado desde a última segunda-feira.   

(ANSA).