SANTIAGO DO CHILE, 19 NOV (ANSA) – O economista Franco Parisi, candidato populista que surpreendeu ao ficar em terceiro lugar na eleição presidencial do Chile, elogiou abertamente nesta quarta-feira (19) a comunista Jeannette Jara.
Na visão do líder do Partido da Gente (PDG), a candidata apoiada pelo atual presidente do país, Gabriel Boric, foi a única a chegar ao segundo turno do pleito “por mérito próprio”.
“Ela veio de baixo, aprendeu as regras do jogo e hoje é a única que está onde está por mérito próprio, enquanto os outros vieram de um berço de ouro”, declarou Parisi.
O apoio do chileno, embora não totalmente explícito, envia uma mensagem clara aos 19,6% dos eleitores que votaram nele no primeiro turno, percentual necessário para que Jara tenha alguma chance de sucesso em 14 de dezembro.
A representante da coalizão de esquerda Unidad por Chile venceu o primeiro turno com 26,6% dos votos, mas o ultraconservador José Antonio Kast, apesar de ter ficado em segundo lugar com 24%, já conta com o apoio de outros candidatos de direita. (ANSA).