Paris e Malta receberão 100 de 450 imigrantes, diz Itália

Paris e Malta receberão 100 de 450 imigrantes, diz Itália

O chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, anunciou neste sábado à noite que França e Malta estão dispostas a receber 50 imigrantes cada, dos 450 socorridos e que se encontram a bordo de dois navios nas águas italianas.

“França e Malta receberão 50, respectivamente, dos 450 imigrantes em dois navios militares. Muito rapidamente os aceites de outros países europeus chegarão”, escreveu Conte em sua página no Facebook.

Conte reivindicou esse resultado como uma vitória, “depois de um dia de contatos telefônicos e por escrito com todos os 27 líderes europeus”. Disse ter lembrado a seus pares “a lógica e o espírito de distribuição contidos nas conclusões do Conselho Europeu no final de junho”.

Mais cedo, o ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, garantiu que as duas embarcações receberam a ordem de “se dirigir para o sul – Líbia, ou Malta”.

“Precisamos de um ato de justiça, respeito e coragem para lutar contra os traficantes de pessoas e provocar uma intervenção europeia”, afirmou Salvini, o líder da Liga, de extrema direita, segundo declarações citadas pelas agências de notícias locais.