Com a vitória de Rebeca Andrade na final do solo, o Brasil chegou nesta segunda-feira, 5, à sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2024.

O resultado na ginástica artística deixou a delegação que está em Paris a cinco conquistas de igualar os melhores desempenhos brasileiros em Olimpíadas — Rio-2016 e Tóquio-2021, com sete ouros.

De acordo com a projeção do site IstoÉ Esporte, as chances mais relevantes de brasileiros subirem ao topo do pódio até o encerramento dos Jogos estão em cinco modalidades. Veja abaixo:

Vôlei feminino

Depois de vencer a Polônia por 3 sets a 0 com autoridade e fazer a melhor campanha da fase de grupos, a equipe comandada pelo tricampeão olímpico José Roberto Guimarães ganhou corpo para assumir o favoritismo na França.

Além da tradição brasileira na modalidade — cinco medalhas –, são credenciais para o ouro a experiência das atletas e o alto nível de performance da capitã Gabi e da versátil Rosamaria, que juntas marcaram 39 pontos contra as polonesas. A seleção enfrenta a República Dominicana nesta terça, 6, às 8h, pelas quartas de final da competição.

Vôlei de praia (2)

As vitórias seguras das duplas Ana Patrícia e Duda e Evandro e Arthur nas areias francesas deram ao Brasil chances reais de ouro nos torneios feminino masculino do esporte. Eles enfrentam os suecos Ahman e Hellvig na próxima terça-feira, 6, e elas terão pela frente Tina e Anastasija, da Letônia, na próxima quarta-feira, 7.

Canoagem velocidade

Primeiro brasileiro a conquistar três medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos (Rio-2016), Isaquias Queiroz chegou a Paris com estatura similar à ginasta Rebeca Andrade em termos de expectativa esportiva.

O medalhista estreia no C2 500 metros na terça-feira, às 5h30, mas a principal expectativa de ouro recai sobre a C1 1000 metros, que tem a primeira classificatória marcada para quarta, às 6h40.

Atletismo

Alison dos Santos, o Piu, avançou para as semifinais nesta segunda, ao se classificar na 3ª posição dos 400 metros com barreiras. Na corrida de estreia em Paris, Piu chegou à reta final na primeira posição, mas ‘tirou o pé’ nos últimos metros e acabou ultrapassado, terminando a prova com um tempo de 48s75.

O atleta têm como principais desafiantes o americano Rai Benjamin e o norueguês Karsten Warholm, mas mantém boas condições de ser campeão olímpico. A semifinal está marcada para quarta, às 14h35 e, em caso de classificação, o brasileiro disputa a final na sexta, às 16h45.

Outras chances de pódio

Embora nunca tenha conquistado uma medalha na categoria C2 500 metros da canoagem, a dupla formada com Jacky Godmann pode embalar Isaquias Queiroz para conquistar mais um pódio na França.

Campeã olímpica em Tóquio, Ana Marcela Cunha disputa as finais da maratona aquática na quinta-feira, às 02h30.

A possível surpresa fica por conta do futebol feminino, que superou o favoritismo das donas da casa e eliminou a França nas quartas de final, ficando a uma vitória contra a Espanha na semifinal, nesta terça, às 16h, de garantir ao menos a prata em Paris.