Paris-2024: conheça mais sobre o golfe em Jogos Olímpicos

Paris-2024: conheça mais sobre o golfe em Jogos Olímpicos

O golfe é um dos esportes mais antigos entre as modalidades presentes na Olimpíada de Paris-2024. Apesar disso, essa será apenas a 5ª aparição do golfe nos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

O objetivo é simples: utilizando vários tipos de taco, os golfistas devem fazer com que a bola entre nos buracos. Cada golfista deve tentar executar essa tarefa, em campos largos e ao ar livre, no menor número de tacadas possível. 

+ Ginástica artística: conheça mais sobre a modalidade que tem Rebeca Andrade como favorita a medalha em Paris-2024
+ Conheça mais sobre a ginástica de trampolim em Olimpíada
+ Veja mais sobre a ginástica rítmica em Olimpíadas 

Embora existam relatos de disputas do golfe ainda no século XV, na Escócia, o esporte passou a ser desenvolvido com regras e dinâmicas semelhantes às atuais apenas no século XVIII, no mesmo país.

Em Olimpíadas, o esporte esteve presente nos primórdios dos Jogos Modernos, mas sofreu com a falta de entendimento entre partes organizadoras e também com a falta de países adeptos ao esporte, dificultando a montagem de um torneio representativo. Recentemente voltou ao cenário olímpico e estará presente nos próximos Jogos.  

Golfe em Olimpíadas

A história do golfe em olimpíadas é diferente da grande maioria dos esportes do atual ciclo olímpico. O esporte esteve presente no começo dos Jogos Olímpicos modernos, sendo incluído no quadro de modalidades já na segunda edição da Olimpíada, em Paris-1900.

O esporte permaneceu apenas por mais uma Olimpíada, em Saint Louis-1904. Depois, passou por um hiato de mais de 100 anos fora do quadro olímpico, 112 no total, retornando apenas nos Jogos do Rio-2016. Com a participação em Tóquio-2020, a modalidade completou 4 edições.

Essa ausência se deu por conta de um desentendimento entre o Conselho Olímpico Britânico e o The Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews sobre o funcionamento do esporte durante os Jogos de 1908. Isso com que todos os atletas se retirassem da competição, e o esporte fosse retirado do cronograma.

A disputa do golfe foi realizada em Paris-2000, Rio-2016 e Tóquio-2020 no individual masculino e feminino. Em Sant Louis-1904 apenas os homens disputaram a competição, tanto no individual como em um torneio por equipes.

Com um recorte histórico de apenas 4 olimpíadas, o golfe distribuiu um total de 25 medalhas olímpicas, 8 de ouro, 8 de prata e 9 de bronze.

Os Estados Unidos dominam o esporte. Das 25 medalhas disputadas, o país conquistou mais da metade, 13 no total, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 5 de bronze. A Grã-Bretanha é a segunda que mais conquistou medalha, mas com apenas 3, uma de cada.

No único torneio por equipes, em 1904, os Estados Unidos formaram o pódio com 3 equipes distintas. Nessa disputa, apenas o Canadá, além dos EUA, entrou no torneio com uma equipe.

Paris-2024

A disputa do golfe em Paris-2024 contará com os eventos individuais do masculino e do feminino. Ao todo, terão 120 golfistas na França, sendo 60 homens e 60 mulheres.

Até o momento, apenas a França tem golfistas garantidos na próxima olimpíada. Por ser o país sede, uma vaga do masculino e uma do feminino estão asseguradas.

As outras 59 vagas de cada gênero serão definidas através do Ranking Olímpico de Golfe. O período de qualificação é de cerca de 2 anos, com encerramento programado para o 17 de junho de 2024 no masculino e 24 de junho de 2024 no feminino.

Para garantir vaga é necessário estar bem colocado no ranking. Um país pode levar até quatro atletas por gênero desde que esteja entre os 15 mais bem ranqueados. A partir da 16ª posição, no máximo dois atletas por nacionalidade podem se classificar em cada gênero. Além disso, é indispensável que todos os continentes estejam representados com pelo menos um golfista. 

A disputa do golfe na próxima Olimpíada durará 8 dias. Todos os jogos acontecem no Golf National, a 41 km da Vila Olímpica. As provas masculinas vão do dia 1º a 4 de agosto, enquanto as do feminino começam no dia 7 e terminam no dia 10. Durante os dias de competição, serão disputados 72 buracos, sendo 18 por dia.

Brasil

O golfe brasileiro começou a dar seus primeiros passos no início do século XX. Em 1901 foi fundado o São Paulo Golf Club, clube de golfe mais antigo do Brasil. 

Apesar de ter mais de 100 anos de tradição, o Brasil ainda está muito atrás de outros países no cenário competitivo, principalmente quando se fala de Olimpíada.

Em 1900 e 1904 o Brasil ainda não havia estreado nos Jogos e, portanto, não teve representantes no golfe. A estreia brasileira no esporte aconteceu nos jogos do Rio-2016, quando o Brasil, sendo país sede, conseguiu ser representado pelos golfistas Adilson da Silva, Miriam Nagl e Victoria Lovelady.

Apesar de ter três representantes na Rio-2016, o Brasil passou longe de conquistar uma medalha. Adilson terminou o torneio na 39ª colocação, enquanto Miriam e Victória terminaram em 52º e 53º, respectivamente.

Em Tóquio-2020 o Brasil não teve representantes e esse cenário deve ser repetido em Paris-2024. Atualmente o país não ocupa as posições necessárias do ranking para a classificação e dificilmente conseguirá a classificação para a próxima Olimpíada.