O handebol é um esporte coletivo praticado no mundo inteiro e estará presente na Olimpíada de Paris-2024. Na Olimpíada, apenas o handebol de quadra é disputado. Entretanto, o handebol de areia terá um torneio de exibição na França, visando entrar no calendário olímpico nas próximas edições.
O objetivo do esporte é simples: usando as mãos os jogadores devem arremessar uma bola em direção ao gol. Quem fizer mais gols durante o tempo determinado para a partida, vence.
+ Paris-2024: conheça mais sobre o golfe em Jogos Olímpicos
+ Paris-2024: veja mais sobre a ginástica rítmica em Olimpíadas
No total, uma equipe deve entrar em quadra com 7 jogadores, sendo um goleiro. Apenas o goleiro pode encostar o pé na bola e somente durante a defesa.
O handebol, da maneira como conhecemos atualmente, tem pouco mais de 100 anos de história. Os relatos apontam que o esporte foi desenvolvido na Alemanha, por volta de 1919. A primeira partida internacional foi realizada em 1925, entre Alemanha e Áustria.
Essa será a 15ª aparição do esporte em Jogos Olímpicos, e promete muita disputa, equilíbrio e emoção.
Handebol nas Olimpíadas
O handebol é mais um dos esportes coletivos nos Jogos Olímpicos. A primeira aparição da modalidade foi na Olimpíada de Berlim-1936, apenas no masculino.
Entretanto, depois da estreia, a modalidade ficou ausente durante 6 edições, retornando apenas em Munique-1972. No feminino, o handebol estreou nos Jogos de Montreal-1976.
Com 14 participações até Tóquio-2020, o handebol já distribuiu 78 medalhas, sendo 42 no masculino e 36 no feminino.
Diferentemente da grande maioria dos esportes, em que um país acaba se sobressaindo, o handebol demonstra bastante equilíbrio entre as delegações vencedoras, mas com dominância de países Europeus.
No top 10 dos maiores vencedores da modalidade, apenas a Coreia do Sul não faz parte do continente europeu. França (4 ouros, 2 pratas e 1 bronze), Coreia do Sul ( 2 ouros, 4 pratas e 1 bronze) e Noruega (2 ouros, 2 pratas e 3 bronzes), todos com 7 medalhas no total, são os países que mais subiram ao pódio na modalidade.
Contudo, vale destacar a União Soviética e a Dinamarca, já que ambas também conquistaram 4 medalhas douradas e são nações que se destacaram ao longo dos torneios em Olimpíada.
Handebol na olimpíada de Paris-2024
Em Paris-2024, o handebol contará novamente com disputas no masculino e no feminino. Ao todo, serão 12 times em cada gênero.
A disputa da modalidade funciona da seguinte maneira: primeiro, o torneio começa com 2 grupos de 6 seleções. As 4 melhores seleções de cada grupo avançam para as quartas de final. Depois, os vencedores avançam para a semifinal e posteriormente para a final. As equipes que perderem as semifinais disputam a medalha de bronze.
Os grupos do handebol já foram definidos. Confira:
Masculino
Grupo A
- Espanha
- Croácia
- Alemanha
- Eslovênia
- Suécia
- Japão
Grupo B
- Dinamarca
- Noruega
- Hungria
- França
- Egito
- Argentina
Feminino
Grupo A
- Noruega
- Alemanha
- Eslovênia
- Suécia
- Dinamarca
- República da Coreia
Grupo B
- Hungria
- Países Baixos
- Espanha
- França
- Brasil
- Angola
O torneio de handebol em Paris-2024 acontecerá no no ginásio Pierre Mauroy. A disputa feminina será entre os dias 25 de julho e 10 de agosto; os homens competem entre 27 de julho e 11 de agosto:
Brasil no handebol olímpico
O Brasil não é uma potência no handebol nos Jogos Olímpicos. O país, que vem melhorando cada vez mais seus resultados internacionalmente na modalidade, como um título mundial da seleção feminina em 2013, ainda não conseguiu conquistar medalhas no esporte em Olimpíada.
A estreia da seleção aconteceu apenas em Barcelona-1992, quando a equipe masculina brasileira conseguiu a classificação para o torneio. Apesar disso, o Brasil terminou a competição na última colocação.
Depois de estrear o Brasil se tornou presença constante nos Jogos, estando presente em todas as edições: Atlanta-1996, Sidney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020, totalizando 8 participações.
As seleção feminina de handebol estreou no torneio apenas em Sidney-2000, terminando a disputa na 8ª colocação.
As melhores colocações do time brasileiro foram alcançadas na Rio-2016. Naquele ano, a equipe feminina terminou a disputa na 5ª colocação, enquanto a masculina finalizou o torneio no 7º lugar.
Para Paris-2024, o Brasil conseguiu a classificação apenas do time feminino. Após conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, a seleção brasileira garantiu vaga na próxima Olimpíada.
Já a equipe masculina ficou com a prata nos Jogos Pan-Americanos, e apenas o campeão (Argentina) garantiu a vaga. O Brasil teve mais uma oportunidade de alcançar a classificação, mas foi derrotada pela Espanha no Pré-Olímpico da modalidade e não disputou o torneio em julho deste ano.