Com três ouros, sete pratas e dez bronzes, o Brasil encerrou sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris na 20ª posição no ranking de medalhas. O desempenho ficou abaixo do esperado e o País não conseguiu superar o recorde de Tóquio, em 2021, quando os atletas conquistaram sete ouros e 21 medalhas no total.

O principal destaque do Brasil nesta edição foi a ginasta Rebeca Andrade, com um ouro no solo, duas pratas (uma no individual geral e outra no salto) e o bronze na ginástica feminina por equipes (medalha conquistada ao lado de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Julia Soares e Lorrane dos Santos).

Paris 2024: Brasil termina na 20ª posição; veja quem ganhou medalha pelo País
Equipe feminina de ginástica artística conquistou a medalha de bronze (Foto: Miriam Jeske/COB)

Outra mulher que se destacou nesta edição dos Jogos Olímpicos foi a judoca Beatriz Souza. Em sua primeira participação na competição, a atleta conquistou o primeiro ouro do País ao vencer a  israelense Raz Hershko na categoria feminina “acima de 78kg”.

Além do ouro, Beatriz conquistou o bronze na disputa por equipes mistas no judô. A vitória sobre a Itália contou com Rafaela Silva, Ketleyn Quadros, Rafael Macedo, Léo Gonçalves e Willian Lima. Os judocas Daniel Cargnin, Rafael Silva, Larissa Pimenta e Guilherme Schimidt, que fizeram parte da equipe ao longo da competição, também receberam suas medalhas de bronze após a disputa pelo terceiro lugar.

Medalhistas de bronze da equipe brasileira comemoram no pódio da prova de judô por equipes mistas
Medalhistas de bronze da equipe brasileira comemoram no pódio da prova de judô por equipes mistas (Crédito:Jack GUEZ / AFP)

Ainda no judô, Willian Lima ganhou medalha de prata na categoria até 66kg do masculino e Larissa Pimenta conquistou o bronze na categoria até 52kg no feminino.

O último ouro do Brasil na competição foi conquistado pela dupla Duda e Ana Patrícia, campeãs olímpicas no vôlei de praia.

Com Caio Bonfim, o Brasil conquistou uma medalha inédita na marcha atlética. O brasileiro completou a prova no tempo de 1:19.09 e ficou com a prata na disputa.

Paris 2024: Brasil termina na 20ª posição; veja quem ganhou medalha pelo País
Caio Bonfim celebra conquista histórica nas Olimpíadas (Foto: Paul ELLIS / AFP)

Um dos favoritos na canoagem de velocidade, Isaquias Queiroz foi prata na final do C1 1000m. Já Alison dos Santos conquistou a medalha de bronze nos 400m com barreiras.

No surfe, Tatiana Weston-Webb foi prata no feminino e Gabriel Medina ficou com o bronze no masculino. Já no skate, Rayssa Leal e Augusto Akio conquistaram medalhas de bronze nas competições individuais. Bia Ferreira  no boxe e Edival Pontes no taekwondo também conquistaram suas medalhas de bronze.

As duas últimas medalhas do Brasil foram a prata conquistada pelo time de futebol feminino, após perder por 1×0 dos Estados Unidos, e o bronze no vôlei feminino após vitória contra a Turquia por 3 sets a 1.

Equipe feminina de vôlei ganhou medalha de bronze após vencer a Turquia
Equipe feminina de vôlei ganhou medalha de bronze após vencer a Turquia (Crédito:Miriam Jeske/COB)