Parentes de mineradores presos no México aceitam plano de resgate, anuncia governo

Parentes de mineradores presos no México aceitam plano de resgate, anuncia governo

Os parentes de 10 trabalhadores presos desde o último dia 3 em uma mina do México aceitaram o plano de resgate apresentado pelo governo, após uma rejeição inicial porque o mesmo levaria meses, anunciou neste domingo o presidente Andrés Manuel López Obrador.

“Já existe um consenso. As 10 famílias concordam com que esse trabalho seja realizado”, afirmou o presidente em ato público no estado de Nuevo León.

A AFP consultou Guadalupe Cabrales, irmã de um dos mineradores, mas a mesma não quis comentar o anúncio do presidente, dizendo apenas que as famílias se reuniriam no fim da tarde.

Na última sexta-feira, o presidente Obrador disse que os especialistas que trabalham no resgate buscarão abreviar ao máximo o prazo dos trabalhos.

O acidente ocorreu em 3 de agosto, quando os trabalhadores abriram um buraco na mina El Pinabete, fazendo com que a água acumulada no complexo vizinho de Conchas Norte transbordasse para o local onde trabalhavam. Cinco trabalhadores conseguiram sair por conta própria, mas, em todo esse tempo, não foi possível estabelecer contato com os 10 mineradores presos, cujo estado de saúde é desconhecido.