Parente: Petrobras tem de estar preparada para flutuações de preços

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse nesta quinta-feira, 21, que a empresa tem de estar preparada para lidar com flutuações de preços de câmbio e do barril petróleo, que, segundo ele são normais.

“Esses comportamentos são esperados, porque é assim que o mercado funciona. Temos que estar preparados, o que significa adotar medidas que eventualmente forem necessárias para que possamos atingir a nossa meta”, afirmou. Ele repetiu que a empresa busca chegar a um nível de alavancagem semelhante à média global das empresas do setor, que é de 1,5 vez.

Parente justificou a concentração das atividades da empresa em exploração e produção, que, segundo ele, é a situação normal das empresas de petróleo e gás. “Se não investirmos em exploração e produção, não geramos reservas disponíveis, colocando em risco futuro. Buscamos novos reservatórios, nos alinhando à prática internacional”, completou.

O presidente da Petrobras disse ainda que a sociedade demanda uma redução do impacto da atuação da empresa no meio ambiente e disse que a empresa está apenas começando a definir uma estratégia para uma economia de baixo carbono.

A Petrobras voltou a ampliar seu plano de investimentos e anunciou que fará aportes de US$ 74,5 bilhões no período de 2018 a 2022, conforme Plano de Negócios e Gestão (PGN) anunciado nesta quinta-feira. (- eduardor.ferreira@estadao.com, idiana.tomazelli@estadao.com e daiene.cardoso@estadao.com)

Autonomia

Parente, negou que o anúncio do Plano de Negócios da companhia no Palácio do Planalto possa significar ingerência política na empresa.

“Temos recebido apoio do governo e do presidente Temer, que me garantiu total autonomia. Venho com tranquilidade ao Planalto e não vejo como isso pode arranhar a nossa credibilidade”, respondeu.

Ele repetiu que a empresa veio ao Planalto para fazer uma prestação de contas ao principal acionista da empresa, que é a sociedade brasileira por meio da União. “Estamos fazendo um papel democrático e relevante de prestar contas”, completou.