O Plano de Menina, fundado em 2016 pela comunicóloga e empreendedora social Vivi Duarte, é atualmente um dos projetos sociais com mais impacto real na vida de meninas periféricas no Brasil, principalmente, quando se trata da capacitação de habilidades técnicas, emocionais e, sobretudo, conexão de meninas a vagas de emprego em marcas de grande relevância.

O instituto promove o projeto Dona do Meu Mundo, com workshops com jornadas digitais que trazem temas como intraempreendedorismo, oratória, liderança, autoestima e outros cocriados com marcas madrinhas, como a The Body Shop.

Este ano, a marca direciona 30 vagas de emprego temporárias do período de fim de ano para meninas negras que participam do projeto, das periferias de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, com a possibilidade de contratação efetiva.

Para se cadastrar basta preencher o formulário disponível na bio do Instagram @planodemeninaoficial e @thebodyshopbrasil. As inscrições estarão abertas até o dia 10/09. Haverá uma seletiva nos dias 13/09 a 24/09 e os workshops iniciarão em outubro, após as contratações.

Serão duas jornadas: a “Toda Menina tem um Plano”, focada em proposta de trabalho, comportamento, imagem e carreira e a “Menina Especialista”, uma imersão no universo The Body Shop com desenvolvimento técnico no segmento do varejo, dia a dia em loja e conhecimento em todo portfólio da marca.

“Todo o processo foi cocriado entre o Plano de Menina e a The Body Shop, assim como em 2020 – e neste ano com os aprendizados da edição anterior, estamos fortalecendo a agenda de desenvolvimento para que, ao final do programa, consigamos ampliar as oportunidades de entrada das meninas no mercado de trabalho, principalmente nas nossas lojas da The Body Shop.

O programa também convida nossos colaboradores da força de vendas para uma participação ativa desde a etapa de construção, durante o processo seletivo e como mentores das meninas. Com essa iniciativa promovemos a vivência dos nossos valores no dia a dia, em linha com nosso compromisso com a valoração da diversidade de forma genuína”.

Katy Zambotto, Diretora de Recursos Humanos Natura &Co. Este é o segundo ano de parceria da marca com o Instituto. Em 2020, o projeto iniciou apenas com as jornadas de workshop para meninas em situação de vulnerabilidade social, mas foi expandido com o engajamento do time interno da The Body Shop – tanto em workshops com voluntárias da marca como no processo seletivo de vagas temporárias de fim de ano – que culminou em 11 contratações ao todo.

“Ficamos muito felizes com o resultado da parceria com o Instituto Plano de Menina no ano passado, um projeto sério e com uma conexão genuína com os valores da The Body Shop. Adoramos colaborar e oferecer o poder de transformação na vida dessas garotas.

A The Body Shop acredita e investe em uma política de igualdade de oportunidade. Nos esforçamos todos os dias para criar um ambiente produtivo que represente e responda as culturas e grupos diferentes, onde todos tenham iguais oportunidades de sucesso”, explica Karina Meyer, Diretora de Marketing Latam da The Body Shop, voluntária durante a jornada 2020, ministrando o workshop sobre Networking.

Vivi Duarte, fundadora do Instituto Plano de Menina e CEO do Plano Feminino, consultoria de marcas para campanhas com propósito, e implementação de equidade de gênero e inclusão dentro das empresas é defensora de marcas com propósito no mercado e afirma que: “Cocriar a jornada DONA DO MEU MUNDO com foco em capacitação de meninas para atuar nas lojas The Body Shop, madrinha de nosso instituto, é algo transformador para todas nós. A marca tem a essência feminista e foi criada por Anita Roddick, uma mulher ativista ambiental e empreendedora. Ela foi pioneira ao acreditar em marcas com propósito. Fico muito feliz ao ver que, sim, marcas com propósito existem e que mulheres como ela vieram antes abrindo caminho para podermos hoje seguir com nosso propósito conectado e transformando a vida de meninas pelo Brasil”.