Sempre na vanguarda como em toda a história, o Náutico quer ser o primeiro time de futebol do Brasil a ter um projeto robusto de BIG Data e Inteligência Artificial que dê ao clube nordestino uma radiografia completa dos costumes e hábitos do torcedor alvirrubro em tempo real e constantemente atualizado.

Para isso, o clube fechou parceria com a Armatore, startup acelerada pela Arena Hub – sediada em São Paulo, comandada pelo PhD em Comportamento do Consumidor pela USP, com passagem pela Universidade de Massachussets, Fernando A. Fleury e especialista em marketing esportivo, sendo Professor da matéria nos cursos da CBF Academy.

“É uma quebra de paradigma que o Náutico está fazendo. Investir recursos próprios para mudar a relação clube torcida. Não da mais para os clubes ficarem sentados numa mesa esperando que paixão do torcedor seja o único combustível dessa relação”, explica Fleury. “No ambiente digital o clube concorre com uma série de plataformas e aplicativos que sabem exatamente o que quer o consumidor e entrega para ele exatamente isso. Então, apesar da paixão do torcedor ser um diferencial, você precisa entender o que ele anseia e como impactá-lo, ou então vai ficar para trás”, termina.

Pode parecer pouco importante e até fácil de saber o que quer o torcedor de um clube de futebol. “Já passou o tempo de decidir as coisas de um clube do tamanho do Náutico na base do “achometrô”. Tudo no futebol é diferente, o jogo passa em outros lugares não mais só na TV aberta, os torcedores interagem em outros lugares além da mesa do bar. E temos que estar nesse cenário, colhendo dados, juntando informações para que nossas decisões sejam mais assertivas” explica Edgar Andrade, Diretor de Marketing do Náutico.

O projeto é pioneiro no Brasil. No cenário nacional é raro os clubes investirem recursos próprios para melhorar a relação com o torcedor. “No exterior sei que muitos clubes trabalham com dados comportamentais para melhorar a experiência dos fãs. Liverpool é um bom exemplo e teve ganhos muito positivos. Porém, no Brasil, desconheço clubes que venham trabalhando dessa maneira. Sei que os clubes têm trabalhado com dados de maneira genérica, adquirindo informações para aumentar os dados de sua base” detalha Fernando Fleury.

A primeira demonstração do trabalho já será na reestruturação do projeto do Programa Nação Timbu. “Estamos trabalhando para a reestruturação da Plataforma e do Programa de Sócios do Náutico, o Nação Timbu. A médio e longo prazo, será realizado o cruzamento de dados, oriundo das inferências com o nosso sócio, com o nosso torcedor, com nosso cliente, a partir de um Data Lake e utilizando Inteligência Artificial para gerar e analisar resultados. Isso nos dará uma visão muito mais assertiva do andamento de nossas ações, para poder corrigi-las, caso necessário, em tempo de execução”, explica Toninho Feitosa, diretor de relacionamento do Timbu.

O uso da ciência de dados ajudará o departamento de marketing e comercial a romper barreiras. Ciente da dificuldade de captar patrocínios apenas com exposição da marca, o Náutico aposta em patrocínios vinculados ao conhecimento detalhado da sua base de torcedores e de uma compreensão maior das suas redes sociais para assim entregar ao torcedor aquilo que ele de fato anseia e que muitas vezes ainda não sabe mas já foi mapeado pelo algoritmo.

“Queremos mostrar para as marcas que existem infinitas possibilidades além da camisa, e que é possível criar projetos de comunicação que se encaixem em qualquer orçamento, e que é possível mensurar os resultados de forma objetiva. É simples, em pouco tempo a marca se conectará com o Náutico e será capaz de avaliar os resultados com segurança’, afirma Edgar Andrade, diretor do marketing do clube.

O Náutico, com esse projeto, busca entender cada vez mais o torcedor para proporcionar novas e melhores experiência. Aumentando o engajamento do torcedor com o clube e também com as marcas patrocinadoras. Para isso a busca por parceiros que possam trazer inovação, melhores tecnologias afim de potencializar a identificação com todo o time, e também o sentimento de pertencimento e interação com o Clube Náutico Capibaribe.

“Estamos antenados nas tendências e melhores tecnologias para entender o comportamento de nossos fãs e torcedores. Baseado em dados, queremos elevar os padrões de satisfação e transformar a experiência e a paixão da mais fiel torcida do nordeste . A parceria Náutico, Armatore e FutebolCard, nos ajudará a entender o ‘DNA timbu’ com o objetivo de entregar para a ‘Nação Timbu’ o que há de mais moderno”, afirma Michael Medeiros, diretor Institucional de sócios do Náutico.

“Mais do que apenas saber o percentual de homens e mulheres ou quem gosta de uma cerveja ou de outra, o que buscamos identificar são as causas e motivos das ações. Com isso desenhamos modelos preditivos que visam antecipar as necessidades do fã e assim possibilitam ao Náutico atender seu torcedor e seu patrocinador com muito mais eficiência. Não é apenas ter os dados, mas é transformar os dados em uma ferramenta de apoio ao marketing, comercial, comunicação e, por que não, ao torcedor do clube. Esse é o verdadeiro engajamentos com o torcedor: Quando convidamos ele a se engajar, sem cobrar por esse engajamento e devolvemos para ele uma série de vantagens por esse engajamento”. finaliza Fernando Fleury, CEO da Armatore.