ASSUNÇÃO, 29 JAN (ANSA) – O presidente do Paraguai, Santiago Peña, apresentou o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul à Comissão Permanente do Parlamento, dando início formal ao processo de ratificação e colocando Assunção na disputa para se tornar o primeiro país sul-americano a dar sinal verde ao pacto.
O acordo, assinado em 17 de janeiro na capital paraguaia após 26 anos de negociações, foi entregue ao líder da comissão, o senador Colym Soroka, durante uma reunião na qual o governo detalhou os potenciais benefícios econômicos do tratado a representantes da indústria.
Embora o Parlamento paraguaio esteja em recesso até 1º de março, a Comissão Permanente segue em funcionamento para tratar de assuntos considerados urgentes.
A iniciativa de Assunção integra uma corrida regional que também envolve Uruguai e Argentina. No Velho Continente, porém, o futuro do tratado permanece incerto, após um recurso apresentado ao Tribunal de Justiça da UE bloquear temporariamente a aprovação pelo Parlamento Europeu. (ANSA).