Paraguai decreta feriado nacional após classificação para a Copa do Mundo de 2026

Decisão foi tomada pelo presidente Santiago Peña, e anunciada por meio das redes sociais

Daniel DUARTE / AFP
Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras e capitão do Paraguai, celebra a classificação para o Mundial Foto: Daniel DUARTE / AFP

Após 16 anos sem disputar uma Copa do Mundo, o Paraguai estará de volta à disputa no Mundial de 2026. Após o empate em 0 a 0 com o Equador, nesta quinta-feira, 5, a seleção albirroja garantiu a sua vaga. A festa dos jogadores e da torcida comoveu o presidente Santiago Peña, que decretou feriado nacional.

+ Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa de 2026

“Tomei a decisão de decretar o feriado para celebrar unidos como um país e gritar com orgulho: ‘O Paraguai está de volta ao Mundial'”, disse o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.

O empate por 0 a 0 com o Equador, o Paraguai chegou a 25 pontos e garantiu pelo menos o sexto lugar, que já assegura vaga direta no próximo Mundial. Os outros classificados de forma direta são: Argentina, Brasil, Uruguai, Equador e Colômbia.

Na última participação do Paraguai em uma Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, o Paraguai foi até as quartas de final e acabou eliminada pela Espanha, que se sagraria campeã.