O filósofo francês Auguste Comte, formulador do Positivismo, é quem melhor definiu o sentimento de altruísmo, como movimento instintivo de alguém para ajudar o próximo.

+ São fáceis porque são pobres, diz Arthur do Val sobre ucranianas
+ Namorada de Arthur do Val termina relacionamento pelas redes sociais após declarações sexistas
+ Arthur do Val retira pré-candidatura ao governo de SP após áudios machistas

Tal sentimento parecia ter movido o deputado Arthur do Val, do Podemos, quando disse que ia à Ucrânia prestar ajuda humanitária.

O vazamento de áudios estão a mostrar o contrário: Do Val, em tais áudios, em ato machista e de profundo sexismo, comenta sobre as ucranianas. Diz que “elas são fáceis porque são pobres”. Absurdo total, vergonha total para o Brasil.

Parabéns ao ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, integrante da mesma legenda partidária e pré-candidato à Presidência da República, que veio a público declarar seu rompimento com Arthur do Val. Mais: disse Moro que jamais subirá no mesmo palanque.

Também o Podemos criticou publicamente, e de forma enérgica, o comportamento de Do Val. Abriu procedimento para averiguar o fato. Ao desembarcar em São Paulo, ele admitiu ser autor da fala ofensiva.

O Brasil, definitivamente, não precisa passar por esse tipo de constrangimento. O altruísmo, como ensinou Comte, ou existe ou não existe. Não pode jamais ser instrumento de demagogia.