“Eu não sou burro, Ronaldo é inteligente”. Zinedine Zidane afirmou nesta segunda-feira que as recentes tensões com o craque Cristiano Ronaldo, irritado com a substituição durante a partida do fim de semana, não teriam qualquer influência na partida da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, nesta terça-feira.

– Como está o clima com Cristiano Ronaldo?

“Tudo está normal. Entendo a reação de Ronaldo mas sou eu que tomo a decisão no fim. Conversamos com o jogador após a partida. Agora sabemos que vocês da imprensa vão ficar falando sobre isso, temos que lidar com essa situação. Mas eu não sou burro, Ronaldo é inteligente e todos temos o mesmo objetivo. A rotatividade faz parte dos meus princípios. Quando você é técnico, que você tem um jogador que nunca joga, o dia que você precisar dele ele não poderá render 100%. Mas se você tiver uma rotatividade, quando precisar ele estará pronto. Sempre tento colocar a melhor equipe em campo para vencer a partida, mas tenho o direito de utilizar reservas e faço isso”.

– Você tem alguma dúvida depois dos dois empates consecutivos no Campeonato Espanhol?

“Não tenho nenhuma dúvida. Isso pode acontecer na temporada. O importante é o que queremos fazer, como trabalhamos para alcançar nossos objetivos. A equipe está bem. Ninguém gosta de perder pontos, mas é o futebol e às vezes é bom para nos acordar e nos empurrar a continuar trabalhando”.

– O Real perdeu várias vezes para o Borussia Dortmund, qual imagem sua equipe vai deixar em campo desta vez?

“O Real sempre deixa uma boa imagem. Queremos jogar bem sempre e não será diferente na terça-feira. Sabemos onde vamos jogar, conhecemos nosso adversário, mas nós somos o Real Madrid e quando entramos em campo é para ganhar. Será uma partida muito disputada, eles são jovens, contrataram muitos jogadores novos na janela de transferência, mas sua filosofia de futebol continua sendo a mesma. Mas nós também gostamos de jogar e viemos para jogar futebol”.

– Quem será o goleiro titular, Kiko Casilla ou Kaylor Navas?

“Vocês verão amanhã (terça-feira). É claro que converso com eles de vez em quando. Não vou contar o que conversamos, mas eles sabem. O importante é que os dois estejam prontos, assim como Ruben (Yanez, terceiro goleiro). Depois sou eu que tomo as decisões, mas eles estão tranquilos.

– O Real irá jogar com um meia e um ponto ou dois pontas pelos lados?

“Não muda grande coisa. Podemos mudar de esquema durante a partia, se quisermos. Para mim, o esquema não é tão importante. O que vale são os jogadores, é preciso que eles se sintam na melhor situação possível para dar seu melhor”.

– O que você espera do jovem francês do Borussia Dortmund, o atacante Ousmane Dembélé?

“Eu sei que ele é bom, que acaba de chegar ao Borussia. Eu o conheço há muito tempo, porque ele jogava na França e eu acompanhava. Não estou surpreso com o que vem fazendo e acredito que estará pronto e concentrado para nos enfrentar”.

Respostas colhidas em coletiva de imprensa

cpb/jcp/am