ISTOÉ 2016

Para técnico da CBBoxe, profissionais devem ter adaptação difícil à Olimpíada


A Associação Internacional de Boxe Amador (Aiba) autorizou em votação na Suíça, na terça-feira, a abertura de Jogos Olímpicos para pugilistas profissionais. A Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), por sua vez, considera que a adaptação dos atletas não será fácil. Segundo Otílio Toledo, diretor técnico da entidade, a modalidade tem características distintas entre profissionais e amadores.

“O grande lance é o regulamento dos combates. O basquete, quando teve a liberação para profissionais da NBA, tinha um regulamento quase igual. Já o boxe é totalmente diferente em sua regulamentação”, diz.

No boxe olímpico masculino, as lutas são de três rounds e geralmente decididas pela pontuação. Antes, o competidor até usava capacete de proteção. Já no profissional, os combates são mais longos e em três rounds o atleta está apenas aquecendo, pois possui uma resistência grande para as lutas. Por isso, eles costumam dosar o ritmo nas lutas, o que não ocorre no amador.

No momento, o Brasil tem nove atletas classificados para os Jogos: Adriana Araújo (até 60kg) e Andréia Bandeira (75kg), no feminino, e Patrick Lourenço (49kg), Julião Neto (52kg), Robenilson de Jesus (56kg), Robson Conceição (60kg), Joedison Teixeira (64kg), Michel Borges (81kg) e Juan Nogueira (91kg), no masculino.

“As vagas que nos faltam no masculino são nas categorias de 69kg, 75kg e acima de 91kg. Não sei se temos profissionais que possam nos ajudar nisso”, explica Otílio. Yamaguchi Falcão tem lutado na categoria até 72kg no boxe profissional, mas, agenciado pela Golden Boy Promotions, não aceitaria a transição neste momento da carreira. Seu irmão Esquiva Falcão já desistiu da ideia de disputar a Olimpíada, depois que seus agentes indicaram serem contra a autorização a profissionais nos Jogos.


+ Atleta de Jiu Jitsu morre aos 30 anos de Covid 15 dias após perder o pai pela doença
+ Após ameaças, soldada da PM denuncia coronel por assédio sexual
+ Mulher morre após ingerir bebida alcoólica e comer 2 ovos



Veja também

+ Tenha também a Istoé no Google Notícias
+ Canadá anuncia primeira morte de pessoa vacinada com AstraZeneca no país
+ Yasmin Brunet comemora vitória de Gabriel Medina
+ Decifrado código dos Manuscritos do Mar Morto
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS