A semana

Para a Polícia Federal, esse trio tentou sabotar a Lava Jato

Para a Polícia Federal, esse trio tentou sabotar a Lava Jato

Os ex-presidentes Lula e Dilma e o ex-ministro Aloizio Mercadante atuaram na tentativa de obstaculizar a Justiça – mais precisamente a Operação Lava Jato. Essa é a conclusão da Polícia Federal em relatório de cerca de cinquenta páginas encaminhado ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria-Geral da República pelo delegado Marlon Oliveira dos Santos. Já nas mãos do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, tal relatório sugere que o trio petista seja denunciado criminalmente, mas na primeira instância da Justiça no Distrito Federal, já que nenhum deles possui mais a prerrogativa de foro. A PF é clara e na verdade diz aquilo que todo brasileiro sabe: quando Dilma nomeou Lula para o Ministério da Casa Civil, o seu intuito não era outro senão o de livrá-lo da alçada do juiz Sergio Moro, dando-lhe foro privilegiado. Diz o relatório: “ambos provocaram embaraços aos avanças das investigações”. Quanto a Mercadante, a PF se baseia na gravação de uma conversa que houve entre ele e Eduardo Marzagão, ex-assessor do senador cassado Delcídio do Amaral – Mercadante pede-lhe empenho na tentativa de dissuadir Delcídio da decisão de recorrer à delação premiada. Há ainda mais um fato: a indicação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça, instância à qual ele chegaria com a missão de conceder habeas corpus a empreiteiros que estão presos. Tal episódio teria envolvido o ex-presidente do STJ Francisco Falcão. Devido ao fato de englobar Ribeiro Dantas e Falcão, que possuem privilégio de foro, é que a PF sugere que o processo seja desmembrado, enviando Lula, Dilma e Mercadante para a Justiça Federal em primeira instância.

ENERGIA
Dilma e a lâmpada não maravilhosa

Muita gente aplaudiu Dilma quando ela se intrometeu no setor elétrico e reduziu em 20% o valor das contas de energia. Mas também houve gente que viu naquilo uma pedalada da luz. Agora veio a notícia: as transmissoras receberão indenização de R$ 62,2 bilhões. Ou seja: o valor das nossas contas vai subir, seremos nós que pagaremos a não genialidade de Dilma.

BRASÍLIA
José Serra deixa o Ministério das Relações Exteriores

83
O tucano José Serra (PSDB-SP) pediu demissão do comando do Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira 22, alegando problemas de saúde. Ele voltará ao cargo de senador, hoje ocupado por seu suplente, José Aníbal (PSDB-SP). Aos 74 anos, Serra se submeteu a uma cirurgia na coluna cervical em dezembro e segue fazendo semanalmente sessões de fisioterapia. Com dores constantes e até piores que antes da operação, a sua equipe médica elaborou um documento recomendando-lhe pelo menos quatro meses de cuidados especiais – nada de longas viagens de avião, por exemplo, porque o impacto de pousos e decolagens agravariam a enfermidade. Preocupado com as repercussões políticas, Serra consultou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que o aconselhou a conversar com o presidente Michel Temer e pedir demissão. Foi o que ele fez. Em carta, registrou que requer exoneração “com tristeza”, “em razão de problemas de saúde que são do conhecimento de Vossa Excelência”. Agora, Temer passará o carnaval articulando com os partidos da base um substituto para o Ministério.

ECONOMIA
BC corta juros pela quarta vez


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Por decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a taxa básica de juros (Selic) caiu para o menor nível desde 2015. Foi de 13% para 12,25% ao ano, após reunião do comitê na quarta-feira 22, quando os juros foram reduzidos em 0,75 ponto percentual. A queda da taxa começou no final do ano passado. Desde então, ocorreram duas reduções de 0,25% e uma de 0,75%. Assim se chegou nos 13% e, agora, com a quarta diminuição consecutiva, fica-se nos 12,25% anuais. A Selic não traduz os juros reais que são cobrados diretamente dos consumidores – eles são bem mais altos e, em alguns casos, extorsivos.

POLÍTICA
Serraglio na Justiça

81
O PMDB venceu a disputa pelo Ministério da Justiça: Michel Temer convidou e o deputado federal Osmar Serraglio aceitou. Ele já foi presidente da CCJ da Câmara e relator da CPI dos Correios – aquela que levou à descoberta do esquema do mensalão. É contra o sigilo nas delações da Lava Jato. Filiou-se ao antigo MDB, hoje PMDB, em 1978.

82POLÍCIA
Gegê dentro de algum abadá

A Justiça transformou o delinquente número dois do PCC, que estava preso, em delinquente número um da lista de procurados pela polícia. Alcunha do ex-presidiário que já passou por quinze cadeias: Gegê do Mangue. A Justiça o libertou no começo de fevereiro, mesmo estando ele com júri marcado para a segunda-feira passada, em São Paulo (duplo assassinato). É claro que ele não foi ao júri, fugiu, e seus advogados conseguiram adiar o julgamento. Gegê se homiziou num prédio de alto luxo no bairro paulistano da Lapa. A Justiça, que o soltou, cobra agora que a polícia o prenda, nas fronteiras ou dentro de algum abadá.

IMIGRAÇÃO
Estátua da esperança

80

Imigrantes, refugiados de guerra e miseráveis dos quatro cantos do mundo sempre suspiraram (de alívio e esperança) quando viam, de suas embarcações, a Estátua da Liberdade crescendo aos seus olhos, ficando cada vez mais próxima e maior, mostrando que eles, os espoliados da sorte, estavam chegando aos EUA para uma vida nova de trabalho e dignidade. Nada mais significativo, portanto, que o protesto feito por nova-iorquinos na semana passada, quando o presidente Donald Trump ampliou ainda mais as regras restritivas à presença de imigrantes no país. Foi colocada na Estátua da Liberdade uma faixa com duas fantásticas palavras: “Refugees Welcome” (“Refugiados bem-vindos).

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel