Lula deve anunciar dentro de instantes mais 19 ministros ainda nesta quinta-feira, restando 13 para a semana que vem. Marina Silva e Simone Tebet são os nomes mais aguardados. O presidente eleito que anunciou já seis ministros, deve falar os nomes restantes durante o evento no CCBB onde foram apresentados os trabalhos dos grupos da equipe de transição. O presidente eleito tem tido grande dificuldade de fechar a lista por tentar equacionar todos os interesses que envolvem a formação da sua equipe.

Tebet (MDB) que foi atuante durante todo o segundo turno é um nome aguardado por todos, Marina Silva (REDE) também. O senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), é um dos nomes cotados para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta essa cobiçada pela emedebista. A senadora já sinalizou que caso o seu nome não seja o escolhido ela não participaria do governo petista.

Já Marina tendia a ser anunciada como ministra do Meio-Ambiente, cargo que já ocupou no governo Lula. A demora no anúncio, no entanto, ocorre enquanto Marina e a equipe do PT negociam as funções do futuro ministério, que deve ganhar mais poder em relação ao que teve quando chefiou a pasta no outro mandato de Lula. Logo saberemos se Marina e Tebet terão mesmo seus nomes no alto escalão do próximo governo.