A semana

Para onde vai Cristina?

Crédito: EITAN ABRAMOVICH

INDECISÃO Cristina pode ir do banco dos réus para a vice-presidência (Crédito: EITAN ABRAMOVICH)

“Ter Cristina comigo é maravilhoso, é como ter o Messi enquanto eu sou o camisa 9 que faz os gols” Alberto Fernández, candidato à presidência da Argentina (Crédito:Divulgação)

Em uma reviravolta surpreendente na Argentina, a ex-presidente Cristina Kirchner anunciou que não concorrerá à Presidência do país. Ela irá compor a chapa como vice-presidente de Alberto Fernández, um homem de confiança dos Kirchner que foi chefe de gabinete de Nestor e Cristina entre 2003 e 2008. O movimento causa surpresa, pois ela era apontada como favorita nas pesquisas para assumir o cargo nas eleições de outubro, desbancando o atual governante Maurício Macri. Outra guinada interessante foi no processo judicial que Cristina enfrenta por associação criminosa e gestão fraudulenta. Esperava-se que ele fosse adiado, mas acabou acontecendo na terça-feira 21. A ex-presidente, e atual senadora, é acusada de favorecer empresários em contratos irregulares de obras públicas enquanto ocupou a Casa Rosada. Se for condenada ela não pode ser presa, devido à imunidade parlamentar – que seria estendida em caso de vitória nas urnas. Sua elegibilidade só seria cassada caso a imunidade fosse derrubada no Senado, algo improvável, visto que seu partido controla a maior parte do Legislativo. Agora, Alberto Fernández encara a alcunha de “fantoche”, que perseguiu Cristina no passado, e a esquerda argentina aposta na transferência de votos – coisa que também já vimos no Brasil nas últimas eleições.

TURISMO
Menos atraentes que o Louvre

Divulgação

O governo do Brasil anunciou uma ambiciosa meta para o fim de 2022: dobrar o total de estrangeiros que visitam o País. Os números brasileiros são modestos considerando as belezas naturais e clima tropical: 6,6 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil em 2018, número que cresceu apenas 0,5% em relação a 2017. A situação é constrangedora quando comparada a outros lugares como o Peru, que aumentou em 10% a quantidade de turistas que recebeu no período. Só o Museu do Louvre, em Paris, registrou número recorde de visitantes no ano passado: 10,2 milhões de pessoas, dos quais 7,6 milhões não são
franceses. Portanto, a Mona Lisa atrai mais gente do que o Brasil inteiro.

EUA
O empresário que livrou estudantes das dívidas

STEVE SCHAEFER / SPECIAL TO THE AJC

Durante uma cerimônia de formatura na Universidade de Morehouse, no estado americano da Geórgia, o empresário e investidor Robert Smith, escolhido como paraninfo da turma, anunciou em seu discurso que irá quitar os débitos estudantis de todos os 400 formandos. A doação totaliza aproximadamente US$ 40 milhões. Pagar os empréstimos feitos para a formação superior é algo que tem atrapalhado muitos americanos: estima-se que a dívida total do país com isso seja de mais de US$ 1,5 trilhão, valor superior ao PIB da Espanha e da Austrália. A Morehouse é uma faculdade historicamente negra, foi fundada logo após a Guerra Civil Americana num contexto voltado para garantir maiores chances de vida digna aos recém-libertos da escravidão. Entre seus ex-alunos mais famosos estão Martin Luther King, Spike Lee e Samuel L. Jackson. É impossível não questionar: algum empresário brasileiro quitaria as dívidas de universitários com o FIES?

Divulgação

Sociedade
Virou moda: Witzel nunca estudou em Harvard

Carlos Magno

Como era de se esperar, é mentira que o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, concluiu um doutorado “sanduiche” na Universidade de Harvard. Isso estava no currículo Lattes do juiz – plataforma que funciona como perfil acadêmico. A assessoria do governador informou que a formação constava no Lattes porque Witzel tinha o desejo de estudar em Harvard, mas que nunca frequentou aulas na instituição e irá fazer as devidas correções.

BRASIL
Mais famílias cozinhando com lenha e carvão

Divulgação

Numa regressão de costumes, o número de lares brasileiros que utilizam lenha ou carvão para cozinhar subiu 27% desde 2016, totalizando 14 milhões de casas, 20% do total do País. Os dados são da PNAD Contínua, divulgado pelo IBGE. A alta de 24% no preço médio do gás de cozinha nos últimos dois anos explica esse retrocesso, além do desemprego que foi de 11,5% para 12,3%, em média, no período.

CULTURA
A Chico o que é de Chico

João Wainer

Chico Buarque foi anunciado na terça-feira 21 como ganhador do 31º Prêmio Camões, considerado a láurea mais importante de literatura da língua portuguesa. O júri que escolheu o cantor e compositor foi formado por professores e escritores do Brasil, de Portugal, Angola e Moçambique. De forma semelhante ao Nobel da Literatura entregue a Bob Dylan em 2016, Chico é o primeiro músico a receber o Camões, dando um tom de “transversalidade” a sua nomeação. Engana-se quem acredita que ele se envolveu apenas com a música em sua carreira, afinal estreou na literatura com “Estorvo” em 1991 e já publicou cinco obras, a mais recente “O Irmão Alemão”, de 2014. Ao agradecer a honraria, disse estar “seguindo os passos” de Raduan Nassar, o último do Brasil a receber o Camões em 2016. Chico agora integra junto a nomes como Rachel de Queiróz e João Ubaldo Ribeiro o grupo de 13 vencedores brasileiros da premiação.