A Universidade de Harvard reuniu neste último mês um seleto grupo de especialistas em pesquisa, política e saúde pública pelo Harvard’s Global Health Institute e lançou uma estrutura de métricas que fornece orientação clara e acessível sobre a situação da pandemia no mundo todo. Assim como a IATA (International Air Transport Association), um mapa interativo mostra em tempo real o nível de risco COVID- 19 classificando o país em verde, amarelo, laranja ou vermelho, com base no número de novos casos diários. A estrutura oferece ampla e atualizada orientação para decisão e programação de possíveis viagens.

Reprodução

Já a IATA disponibiliza também mais informações úteis para viajantes internacionais, como documentos necessários e restrições de viagem sobre cada país. De acordo com o site, as informações são atualizadas constantemente através de um banco de dados abrangente usado por praticamente todas as companhias aéreas e informações coletadas de mais de 1.600 fontes oficiais em todo o mundo, como autoridades policiais e de imigração.

São disponibilizadas informações como requisitos e recomendações de passaporte, vistos, regulamentos aduaneiros relativos à importação/exportação de mercadorias e pequenos animais de estimação. É lá que aparece também quais são os países já abertos para receberem brasileiros, e quais os critérios de entrada para cada país. A lista, que foi recentemente atualizada aumentou, e conta com a abertura de 32 países, sendo eles:

 

Albânia

Antígua e Barbuda

Bahamas

Barbados

Belize

Bermudas

Camboja

Croácia

Cuba

Dominica

Dubai

Egito

Equador

Irlanda

Jamaica

Kosovo

Líbano

Macedônia do Norte

Maldivas

México

Polinésia Francesa

Quênia

Reino Unido

República Dominicana

Ruanda

São Vicente

Granadinas

Santa Lúcia

Sérvia

Tanzânia

Turks and Caicos

Turquia

Ucrânia

 

É importante lembrar que todos estabelecem restrições e possuem suas próprias regras de entrada. O site Melhores Destinos fez uma lista bem completa com essas exigências e vale a pena checar antes de tomar qualquer decisão de viagem.

 

Acesse os mapas interativos por aqui:

 

https://globalepidemics.org/key-metrics-for-covid-suppression/

https://www.iatatravelcentre.com/