Luis Paulo Rosenberg depois de gravação na ESPN Brasil

Um grupo de engenheiros do Ita (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica) vai ajudar o Corinthians a definir qual o melhor preço de ingresso para lotar o Itaquerão em cada jogo. Eles estão elaborando um programa que vai levar em conta cerca de 50 itens que podem influenciar na demanda de entradas antes das partidas. Entre eles estão a inflação, a previsão meteorológica, importância do jogo, horário, dia do mês etc. A ideia é formatar ao final de uma planilha com estas variáveis qual o preço mais adequado para lotar a Arena.

“É o preço do ingresso dinâmico. Para nós interessa lotar a Arena. Como podemos estabelecer o preço de um jogo de modo a trazer 40 mil pessoas? Pode haver uma margem de erro de 10%, o que já estará muito bom”, disse Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing do Corinthians e professor de história da economia do ITA. Esta será uma tentativa de tonar científico o que vem sendo calculado de modo empírico: hoje, o jogo mais importante tem preço mais caro. Ás vezes, como em partidas da Libertadores da América ou mesmo finais de mata-mata, ele se torna abusivo a ponto de afastar os torcedores. “O que nos interessa é casa cheia”, afirmou Rosenberg à Coluna do Boleiro.

Nesta quarta-feira, o clube anunciou um acordo com a Sport Promotion que garante uma receita mínima de R$ 12 milhões, no qual a parceira passa a captar anunciantes para a propaganda estática da Arena. O valor é, segundo o Corinthians, inédito no mercado brasileiro. Mas o contrato só começa a funcionar a partir de janeiro do ano que vem. Hoje, a TV Globo é quem tem os direitos de utilizar as placas ao redor do gramado. A negociação faz parte do novo contrato de direitos de televisionamento dos jogos dos principais clubes no Brasileiro, que passa a vigorar em 2019. Por ele, Rede Globo devolve aos clubes os direitos de venda em suas arenas.

Para dezembro, Rosenberg espera ver outro acordo em funcionamento. Uma parceria com a Evolution fará do último andar do lado norte, um verdadeiro estádio para torneios de games, com venda e utilização de equipamentos (fones, mouses e outros) produzidos por duas fábricas da China que hoje produzem vários itens do Corinthians que hoje estão à venda na Shop Timão, loja oficial do clube que também já está atuando pela internet e anotou um crescimento de 25 por cento no último ano. Ela é administrada pela Netshoes.