O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) pode se candidatar a prefeito de Petrópolis (RJ) para tentar escapar da possível cassação de seu mandato como parlamentar. A nova eleição na cidade fluminense pode ocorrer ainda neste ano, já que o candidato eleito no ano passado, Rubens Bomtempo (PSB), não assumiu o cargo. As informações são do jornal O Globo.
Silveira está em prisão domiciliar após ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e defender o AI-5, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais. Por conta disso, Silveira passou a responder a um processo no Conselho de Ética da Câmara e corre risco de ter o mandato cassado.
Desde o início deste ano, Petrópolis tem sido comandada pelo presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes (DEM). Conforme O Globo, a expectativa de Silveira é de que as eleições suplementares sejam marcadas pela Justiça Eleitoral ainda em 2021 e que, até lá, ele já estará solto.
Ainda segundo O Globo, na disputa pela prefeitura, o deputado espera contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro e do deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL), o parlamentar mais votado da cidade em 2018. Caso seja eleito, o deputado pode se livrar da cassação do mandato já que deve deixar o cargo para assumir a prefeitura.