O apresentador José Luiz Datena, da Band, terá que se desligar da emissora até a próxima segunda (29) caso queira concorrer na eleição deste ano. A partir da próxima terça-feira (30), televisões e rádios não podem mais exibir programas de apresentadores que desejem concorrer.

No entanto, os prazos podem ser alterados caso seja aprovada a proposta de emenda constitucional que adia em 42 dias a eleição. Com isso, todos os outros prazos o calendário eleitoral também seriam adiados. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, no Senado, a promessa é votar o texto nesta terça-feira (23). Na Câmara, líderes acham difícil a aprovação.

No último dia 11, Datena revelou à coluna do Leo Dias, do site Metrópole, que irá entrar na disputa pelo cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Segundo o apresentador, ele ainda não decidiu se estará na cabeça da chapa ou se sairá como vice.

Em 2018, o comunicador chegou a deixar o comando de seus dois programas: o ‘Brasil Urgente’ e do dominical ‘Agora é com Datena’ para disputar uma vaga ao Senado pelo partido Democratas, mas ele acabou desistindo da candidatura antes das eleições.