Para brasileiros, governo do RS tem ‘muita responsabilidade’ pela tragédia, indica pesquisa

Foto aérea mostra cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, de baixo da água após temporal

Um levantamento feito pela Genial/Quaest aponta que 68% dos brasileiros acreditam que o governo do Rio Grande do Sul tem muita responsabilidade pela tragédia no estado após as fortes chuvas que atingiram a região.

Para 20% dos entrevistados, o governo estadual tem “pouca responsabilidade” e outros 12% avaliaram que o governo de Eduardo Leite (PSDB) não tem nenhuma responsabilidade.

+ Número de mortos no RS sobe para 107

Já no âmbito das administrações municipais, 64% dos brasileiros afirmaram que as prefeituras têm muita responsabilidade pela tragédia. 20% dizem acreditar que os prefeitos têm “pouca responsabilidade” e outros 16% afirmam que os gestores municipais não têm nenhuma responsabilidade.

Os entrevistados responderam ainda sobre a responsabilidade do governo federal na tragédia. Para 59% deles, o governo federal tem muita responsabilidade, 24% acham que tem “pouca responsabilidade” e outros 17% afirmam que a gestão federal não tem nenhuma responsabilidade pela tragédia.

A Genial/Quaest também questionou os entrevistados sobre se investimentos em infraestrutura poderiam ter evitado a tragédia. Para 70% dos brasileiros, algo poderia ter sido feito. Outros 30% disseram que a tragédia era inevitável.

A pesquisa feita entre os dias 2 e 6 de maio ouviu presencialmente 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais em todos os estados.