A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio. Em 2021, o mercado brasileiro teve um faturamento de R$ 4,2 bilhões em vendas, crescimento de 5% em relação a 2020, de acordo com dados da NielsenIQ Ebit. Para inovar na data e atrair mais vendas, a Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, apostou neste ano na estratégia de gamificação.
A companhia lançou a campanha Ganha-Ganha Black November, na qual os creators ganham prêmios ao ultrapassar fases, que consistem em metas de vendas. As metas são únicas e baseadas no aumento de faturamento do usuário. São 4 fases: 25%, 50%, 75% e 100% da meta. Os prêmios incluem itens como mentorias, masterclasses, descontos em pacotes SaaS da própria Hotmart, mensalidades gratuitas de programas e outros.
A participação de criadores de conteúdo e afiliados é gratuita e, ao ativar, ambos já recebem na hora benefícios como conteúdos exclusivos para vender mais na data, além de 20% de desconto na antecipação programada para receber comissões.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Precedence Research, o mercado global de gamificação deve crescer 28% ao ano até 2030 e alcançar capitalização total quase dez vezes maior que a cifra atual.
“A competição da Black Friday está cada vez mais acirrada porém, isso não significa que só o varejo físico tem alto potencial de vendas. Os produtos digitais seguem a crescente. Alguns empreendedores digitais ficam receosos, mas queremos justamente provar o contrário e mostrar que a data é uma excelente oportunidade e com custo acessível na aquisição de clientes”, afirma Alexandre Abramo, Diretor Global de Desenvolvimento de Negócios da Hotmart.