ROMA, 25 JUL (ANSA) – O embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, afirmou nesta quinta-feira (25), em entrevista exclusiva à ANSA, que o Brasil representa para seu país um “fenômeno único no cenário internacional”.   

A declaração foi dada durante a 13ª Conferência de Embaixadores e Embaixadoras, evento bienal realizado em Roma pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Em sua conversa com a ANSA, Bernardini também destacou o papel das empresas italianas no Brasil e as ligações que unem os dois países.   

“Para a Itália, o Brasil representa um fenômeno único no cenário internacional. Somos o maior investidor estrangeiro no país, as empresas italianas são protagonistas em muitos setores da atividade produtiva no Brasil. Na energia elétrica, temos a Enel; nas telecomunicações, a TIM; no setor automotivo, a Fiat; em pneus, a Pirelli; no aço, a Techint. São muitas as empresas italianas enraizadas no país e que fazem da Itália uma líder econômica importantíssima na América Latina”, declarou o diplomata.   

Bernardini ainda lembrou que 1% da população da Itália vive no Brasil e que o país tem cerca de 30 milhões de descendentes de italianos. “Em um país que tem essa grande presença italiana, todas as informações provenientes do nosso país são sempre recebidas com muita atenção. Essa grande iniciativa da ANSA de difundir notícias em português é uma vantagem enorme e assegura uma capacidade de recepção da informação da Itália particularmente elevada”, acrescentou. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias